sexta-feira, 30 de julho de 2010

colaboradores de um milagre

Estudando os milagres de Jesus na Bíblia, me chamou atenção, desta vez, as pessoas que participaram, colaboraram para que os milagres acontecessem. Nem todos conheciam Jesus, mas foram usados, mesmo assim.
Essas pessoas tiveram o privilégio de serem mais que testemunhas, verdadeiramente foram usados para que tais milagres se concretizassem.
Alguns reconheciam em Jesus o filho de Deus. Outros ouviram falar que havia um homem nas redondezas que estava operando milagres. Outros, talvez nem soubessem bem o que se passava, mas prestavam serviço na ocasião.
Alguns ofereceram sua força física, alguns, seu conhecimento, outros ainda, sua influência na sociedade.
Quem seriam aqueles personagens anônimos que rolaram a pedra? E os que tiraram as ataduras, quem eram aqueles homens que carregaram o leito, destelharam a casa, abriram caminho entre a multidão?
Podemos destacar ainda, aqueles que espalharam a notícia de que o Messias estava passando. Aqueles que receberam Jesus em suas casas, aqueles que rogaram pelos enfermos, aqueles que traziam os enfermos até Jesus. E aqueles que apenas alimentam os curados.

Hoje minha homenagem é lembrar e agradecer a todos os que participaram e colaboraram no milagre da cura do Victor.
Médicos, equipes de enfermagem, fisioterapeutas, fonoterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, maqueiros, serventes, cozinheiros, copeiras, motoristas e pilotos, secretárias, administradores, advogados e a toda a multidão de amigos. Vocês são instrumentos de amor!

Deus abençoe a todos!

Mateus 8
5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Mateus 15
30 E veio ter com ele grandes multidões, que traziam coxos, cegos, mudos, aleijados, e outros muitos, e os puseram aos pés de Jesus, e ele os sarou,
31 De tal sorte, que a multidão se maravilhou vendo os mudos a falar, os aleijados sãos, os coxos a andar, e os cegos a ver; e glorificava o Deus de Israel.

Marcos 2
3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Marcos 10
49 E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.

Lucas 5
18 E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.
19 E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.
20 E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.

Lucas 8
54 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.
55 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.

Lucas 18
40 Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe,
41 Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja.
42 E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou.

João 11
38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

o Blog!!!

19 de maio de 20010

Rachel,

Muito lindo isso que vc escreveu!!!!
Porque vc não cria um blog, assim, desta forma, muitas outras pessoas, além de seus amigos, poderão ler o que vc escreve, e principalmente, nós poderemos ficar sabendo tudo que acontece com Victor. Através do blog poderemos conversar com vc também por meio dos comentários, te dar nossa palavra de conforto e solidariedade. Além do mais será um instrumento para vc poder falar de Deus e de todo seu poder para muitas pessoas, usando o Victor como exemplo, tal como vc fez agora.
Um grande abraço.
Igliana.


Obrigada, cunhada, pela idéia! Demorou, mas tá aqui!
"Não sabia ser impossível fazer; então, foi lá e fez!"

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sonhos de Deus

Ludmila Ferber

http://letras.terra.com.br/ludmila-ferber/167705/

Se tentaram matar os teus sonhos
Sufocando o teu coração
Se lançaram você numa cova
E ferido perdeu a visão

Não desista não pare de crer
Os sonhos de Deus jamais vão morrer
Não desista não pare de lutar
Não pare de adorar
Levanta os teus olhos e vê
Deus está restaurando os teus sonhos
E a sua visão

Recebe a cura
Recebe a unção
Unção de ousadia
Unção de conquista
Unção de multiplicação

Gabriel o Pensador

"Você sobe você desce na escada da vida
e as vezes parece que a batalha esta perdida
que você voltou pro ponto de partida
VAI A LUTA, LEVANTA, REVIDA
vai em frente, nao se rende, nao se prende
nesse medo de errar que e errando que se aprende
que o caminho ate parece complicado
e as vezes tao difícil que voce se surpreende
quando sente que era tudo muito simples
vai em frente que voce entende
boa sorte, firme e forte vai com a forca da mente
vai sabendo que nao ha nenhum peso que voce nao aguente
vai na marra, vai na garra, vai em frente,
se agarra nos seus sonhos com unhas e dentes
pra saber o que é possível e preciso que se tente
conseguir o impossível entao tente
sempre alimente a esperanca de vencer
so duvide de quem duvida de você"
-> Gabriel O Pensador

Gabriela Cateb em 9 de maio

mensagem de Rubém no orkut em 25 de junho

Victor, sabe quando a gente tá assistindo um filme e vê o cronômetro do aparelho DVD passando segundo após segundo...o teu filme já está bem adiantado, já passou tanta coisa... ainda bem que não é um filme de terror, não é verdade? É uma estória de um guerreiro victorioso que luta com todas as suas forças para conquistar o seu objetivo maior, uma aventura cheia de mistérios e surpresas... e o final??? vamos continuar assistindo ... alguém traga a pipoca por favor!!! rssss
Te amo meu sobrinho!!!!! O final do teu filme, com certeza vai ser algo muito legal e cheio de alegria, igual a vc.

Mensagem de Rubém no orkut em 10 de maio

Victor, tua cura já está declarada! Pelo poder do nome e do sangue de Jesus de Cristo de Nazaré!!!! O tempo da tua recuperação já foi detrminado e será aguardado pacientemente por todos nós. Pela fé, eu te digo com toda certeza do meu coração: "seja bem vindo ao seu lar, sua família e seus amigos...juntos glorificaremos o nome do nosso Salvador Jesus Cristo. conversar, traçar linhas e escrever textos, descobrir sons e cores, contar estórias, caminhar despreocupado, curtir prazeres, tocar e ser tocado, apreciar sabores e cheiros, empurrar e puxar, carregar e encaixar peças, nadar e se equilibrar, dormir, se cobrir e acordar, abraçar e beijar... orar de joelhos e agradecer por cada sentido recuperado e funcionando PERFEITAMENTE!!!
Victor, muitos verão a glória de Deus na sua vida! Pela fé, todos esses sentidos ESTÃO funcionado PERFEITAMENTE em vc.
AMÉM!!!!!

mensagem de Rubém no orkut

Rubem:
Minha irmã ,

O Mestre Jesus ensinou que tudo o que pedirmos em Seu nome, e com fé, crendo que é possível, pode se tornar real, possível e inabalável. Muitos héróis da fé usaram esse artifício, foram imperativos quando desejaram que algo se realizasse e declaravam a vitória em suas lutas. Não era apenas um desejo, mas tinham a certeza de que o desejado se concretizaria no tempo de Deus e esperavam pacientemente.
Rachel eu já declarei a cura de Victor para que muitos também sejam curados!!!!
Rachel eu tenho certeza, crendo no poder do sangue de Jesus Cristo de Nazaré, que Victor está curado e, no tempo de Deus, ele retornará para casa.
Rachel, o nosso Deus não envergonha o Seu nome e Ele será glorificado, mais uma vez, quando todos tomarem conhecimento que o "impossível" que foi declarado com fé pelos médicos caiu por terra e que o milagre da restauração na vida de Victor se tornou, mais uma vez, POSSÍVEL, REAL E INABALÁVEL.

AMÉM (que assim seja!) ????

Salmo 27:1

A Bíblia diz em Salmos 27:1 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?”
"... Não desista, não pare de crer, os sonhos de Deus jamais vão morrer, não desista, não pare de sonhar, não pare de adorar, levanta teus olhos e vê, Deus está restaurando teus sonhos e a tua visão...

E- mail de Ercy

Deus irá te fazer Mais que
Vencedor em CRISTO!
Quando Deus entra na batalha é pra ganhar.
Já disse Isaias que agindo Ele quem Impedirá?
Se Ele promete é porque vai Cumprir!
Se te disse algo receba e Creia porque
Ele fará surgir!
Deus te levanta do pó e da cinza
pra te dar vitória!
Ele é o Deus que nesse dia te diz:
Não Temas, porque Sou o Dono da Glória!
Hoje te abençoo Agora!
Crês? Então recebas a Vitória.
Eu estou orando por voces..
*Jesus ama essa familia.
BEIJOS,
Ercy

comunicação soletrada


Perder a capacidade de comunicão verbal e até por gestos é algo bem complicado! Angustiante, com certeza! Mas há alternativas para isso, também!
Depois que acordou do coma, o Victor só tinha o movimento dos olhos, para cima e para baixo. Então combinamos que olhar para cima seria o código para dizer SIM, para baixo, o NÃO.
Algum tempo depois, começamos a usar o método de soletração. Assim: eu ditava o alfabeto, quando chegava na letra que queria, Victor olhava para cima. A primeira palavra escrita foi YASMIN, um presente para a irmãzinha, que na véspera perguntou ao telefone se ele conseguia falar o nome dela.
Depois soubemos que no filme o Escafandro e a Borboleta, foi usado um sistema parecido. mas que o alfabeto estava disposto na frequência das letras usadas na lingua francesa, pois o protagonista era francês.
Então pesquisei na internet a frequência das letras usadas em português.
Para o Victor, fiz algumas modificações, adiantando algumas letras que ele costuma usar, como o C, Q e o P, presentes nas perguntas porque, como , quando, que, qual.
tambem resolvi juntar na sequência as vogais.
Posso conversar com ele de longe, sentada no sofá, ditando a sequência que já decorei, ou mostrar para ele a tabuleta. Assim podemos até perguntar qual linha está a letra. Fica mais rápido.
É bom estar com o caderninho anotando. Porque algumas veses ele tá bem tagarela!
Algumas vezes dá pra saber a palavra na segunda ou terceira letra, mas é bom confirmar com ele, para não haver equívocos.


Altos papos com Marcinho com ajuda do método de soletrar.

Larissa observa para aprender a conversar também.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Video das fonoaudiólogas trecho final

Esse Vídeo já tem algum tempo, faz parte das imagens que a equipe de fooaudiologia fez para apresentar em um estudo de caso.

Agradecimento

Agradecemos a direção e administração do UDI Hospital pelo acolhimento e serviços prestados ao Victor durante a sua internação. É notável a competência, o comprometimento pessoal e a simpatia dos profissionais que estiveram em contato direto conosco durante esse período.
Médicos, enfermeiros e técnicos, nutricionistas, equipe de fonoaudiologia e fisioterapia, equipe de limpeza tão educada e cuidadosa. Profissionais que inspiram confiança e respeito. Que fazem seu trabalho com dedicação e entusiasmo.
Fica registrado aqui, nossa homenagem especial e agradecimento à equipe de maqueiros. A rapaziada é nota 10! Sabe unir força física com delicadeza, respeito e simpatia!

registro da comunicação soletrada desse mês

pra quem ainda não pode falar, até que o Victor está bem tagarela!Ele comenta coisas triviais,faz piada, conta lembranças, comenta sonhos e expressa sentimentos. Aqui não tem tudo, mas é só pra vcs terem uma idéia do que passa na cabeça do Victão.

Lembranças:
Jessica foi me visitar/ disse alguma coisa sobre carro
Nosso primo de Recife ( visita do Nando)
Eu enxergava o apartamento tendo vários quartos
Eu lembro de tu cantando
Onde eu estava esse tempo todo em São Paulo?Flat ou hospital?
Fabiana fono/ Flavia e a assistente
Tinha uma TV em São Paulo, em cima da porta / vi episódio do Pokémon
O café da manhã chegava e uma mulher trazia todas as manhãs
Qual era os nomes das enfermeiras? /Uma de aparelho?
Porque eu tinha a impressão de ter mais passageiros no avião?
Na uti aqui o balcão ficava muito longe
Tinha cortina?

Conversas cotidianas
Bota música
Apaga a luz
Chama os maqueiros
Vamos passear?
Desliga a TV
Tira a tampa (da traqueo)
Colar apertado
A anestesia é geral?
O sedativo faz dormir?
Dói muito! ( o local da gastrostomia)
Eu tomei algum remédio?
Bota o chocalho onde eu possa pegar
Se for me virar, me vira para a esquerda
cadê minha traqueo?
Cadê a bomba de alimento?

Bota o chocalho na mão
Eu não posso ficar sem meu maracá(risos)
A enfermeira disse que eu devia ficar o dia todo sacudindo o maracá( muitos risos)
Maracá é MARA! (gargalhada)

Algo apertado
O acesso ainda ta funcionando?
Botou tampão no olho?
Colar machucando
Como vou comer pela gastro?
Sem a sonda?
Não ouvi o que tu disse

Bicho na perna ( reação ao massageador elétrico na perna esquerda)
Leo, eu ia cantar no teu aniversário AMIGOS
Espelho
Eu to falando papai
Que história é essa de desfibrilador?

Aqui tem duas semi?
Tu me visitou na UTI Aqui?
Eu não lembro
Semi intensiva é o que?
A UTI individual é a mesma semi?
Vcs usaram aqueles 2 mil?

Coloca o celular no bolso
Sabe o celular?
Eu achava que tava de bermuda (risos)

Devolver o pendrive de Ana Catarina
Aquela tabela com letra? Tu imprimiu?
Chama Camila
Que dia é hoje?
O segundo cd é meu ou teu?
De quem é essa máquina?
Quantos megas tem na maquina
Fala do casamento de Rodrigo
Yasmin ta gorda
Ponto de fuga (dica para Michele na prova de desenho de perspectiva)

espelho
Tem uma cascata de saliva
Todo dia aparece algo diferente na boca
Arroz, pastel, corda de nylon
Não são cordas de nyloné que ta cortada a parede da bochecha
São quatro cortes
To com uma cascata de saliva
Tu não vê mas eu sinto a saliva
Tu não ta vendo a saliva?
Tu não vê o ar, mas tu sente o ar
A gente não vê mas eu sinto a saliva

Tu já ouviu um burro aqui? E toca uma sineta

Bota FFH
Passa a musica
È Fergie
Em ordem alfabética
Diz qual vem antes
Deveria vir primeiro fergie pela ordem alfabética

Não tem mais aquela musiquinha depois de um gol do Brasil?

Eu falo muita besteira! (RISOS) (Enquanto eu lia esse tópico para ele)
Quando eu puder comer a gente sai pra comemorar
Tu sabe se eu volto pra casa na semana que vem?

Por dentro eu ainda sou o mesmo (para Larissa)
Qualquer dia eu vou on line

Como vc se sente hoje?
Feliz
Como vc tem se sentido? Quero muito comer
Me sinto doido pra ir pra casa
Eu quero comer alguma coisa
Eu me sinto sufocado por não me mexer

Como foi te ver no vídeo da fono?
Estranho, Muito doente
Mas vc não está doente, vc sabe que está saudável,
Mas eu to numa cama
Isso te deixa mal?
Eu tento ficar alegre

Sonhei que fazia embolização em uma máquina de triturar
Eu tava em coma e me levavam pra trituradora e vcs me visitavam na UTI
Eu previ minha surdez no sonho
Fazia ressonância sem proteção no ouvido
Eu sonhei com um suicida colocando bolas de papel no meu pé
Eu tinha que tirar as lentes para acordar
Tinha que fazer um monte de coisa doida nas visitas tipo pegar papéis

Eu sonhei que estava no telefone falando com Gustavo sobre um jogo de computador

Acho que lembro do sonho da grafite

O que mais te angustia? Não poder me mexer
O que te conforta? Tudo vai passar
Tem refletido a cerca dessa experiência? Sim
Considera isso um azar? Não
Considera que essa experiência faz parte dos planos de Deus pra ti? Sim
Mudou tua relação com Deus? Sim
Concorda eu essa experiência é uma forma de Deus se manifestar? Sim

Eu queria acordar e nada tivesse acontecido
Eu aprendi muito

Eu perdi 3 meses / Mas tanta coisa aconteceu

Não me esqueça aconteça o que acontecer
To com medo
Eu to com medo de sonhar e não acordar

Lembra quando eu disse que não tinha força pra ter outro AVC?
Não é verdade

Aceitação é diferente de conformismo? ( reflexão sobre sua condição)

Ainda em São Paulo

Trecho de um desabafo

Os dias são uma eternidade aqui.
O céu cinzento e frio se refletiu na fala do médico.
Na sala de espera, busco força para compartilhar com ele.
...fim de tarde...contando o tempo que se arrasta. É um exercício que me leva à exaustão, esse de esperar... esperar a hora de ficar pertinho do Victor, filho querido,meu bebezão, meu amigo.
Saudade dado abraço apertado, de comer sushi até enjoar, ouvir música dividindo o fone, contar novidade do dia, andar de mãos dadas tirar fotos juntos...
Sinto falta dele, das gargalhadas, do tom irônico, do jeito sábio de entender as coisas, de me surpreender com a maturidade de um menino, de me irritar com as meninices de um rapaz. de me encantar com as peraltices de quem parece saber exatamente onde quer chegar.
Aprendo com ele lições que eu mesma ensinei, outras que colheu por aí...
Aprendo, ao lado dele, lições que um dia vão servir, mas que hoje parecem não fazer sentido algum...
Aprendo a esperar e confiar...

A pontinha da grafite

Na manhã da embolização, Victor acordou e me contou um sonho.
Uma ponta de grafite furava e penetrava no braço direito e quando ele tentava tirar, a pontinha quebrava e ficava um pedacinho dentro da carne.
Quando Dr. Ronie nos chamou para explicar detalhes do procedimento, contou que ao final da embolização, na retirada do cateter, a pontinha ficou presa e quebrou lá dentro.
Na imagem, dá pra ver o que parece uma pontinha de grafite.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Com a namorada

O Amor é lindo!

Larissa e Victor conversando

"Por dentro eu ainda continuo o mesmo" (trecho da conversa)

Fisioterapia

Amigas da Faculdade


Passeio no terraço com as amigas mantendo ele sempre informado!

Momento Vaidade


Quem conhece Victor sabe que ele tem mania de tirar fotos de óculos escuros!
Mais uma! Olha ele aí, cheio de charme!

Ressecamento da córnea




Quando um paciente de AVC ou outro problema neurológico perde a capacidade de piscar, pode ocorrer o ressecamento da córnea. Se isso não for tratado a tempo, ela evolui para uma lesão desse tipo. Infelizmente, durante o período que o Victor esteve na UTI do Beneficência Portuguesa em São Paulo, seus olhos não foram hidratados e ocluidos da forma correta e na frequência necessária.
Quando começou a receber o tratamento adequado a situação já era bastante grave. victor ainda tem a visão preservada mas está bem turva por causa dessa cicatriz esbranquiçada. Essa foto é de 1 mês depois que chegamos ao Maranhão. Obrigada, Dr. Bonifácio Junior, por nos dar esperança de melhora! Estamos seguindo à risca suas orientações. Tivemos um excelente progresso!

cuidando do visual





Neste sábado Victor pediu para dar um trato no visual. Chamamos o grande pequeno Davi, um barbeiro muito especial!
Davi trouxe além de seu material de trabalho uma música do ministério Apascentar para dar um clima nesse momento!
Trabalho caprichado! Valeu Davi!
Pai e filho, quem é o mais gato?
Victor faz questão de dizer que é ele!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Metida-a-terapeuta

Além dos fonoterapeutas e dos fisioterapeutas, Victor tem "seções" com a metida-a-terapeuta aqui! A mamãe aqui!
Ainda em coma, começei os estímulos, os mais variados possíveis!
Claro! não dava pra ficar esperando e chorando, né?
Então tudo o que tá ao meu alcance eu vou fazendo!
Conversas variadas, orações, massagens, carinho, beijinho,
coloco todas as músicas que ele gosta, musicas com mensagens positivas, alegres.
Levo a mão dele para tocar todo o seu corpo.
ofereço aromas conhecidos para despertar o olfato,
coloco na sua mão objetos de diversos formatos, teturas e pesos
passo gelo, creme, óleo, toalha, gaze, bucha na pele
ajudo a segurar chocalhos, lápis, escova de cabelo, escova de dente, copo, e todo o tipo de mterial que acho na frente.movimentamos os objetos.
ajudo a amassar papel, saco plastico, luva de borracha.
mergulho a mão dele num pote de arroz e ajudo a movimentar os dedos.
Mergulho as mãos dele na bacia de água e fazer movimentos. depois enxugamos com toalha macia.
Ajudo ele a se pentar e escovar os dentes com suas proprias mãos.
Desenhamos e digitamos no note book.
Ajudo a apertar a mão das visitas, a abraçar e afagar, a beijar, a dar tchau.
A cada dia ele tem melhorado os movimentos com mais força e precisão.
É mais ou menos o que um terapeuta ocupacional faz.
claro, faço o que o meu instinto e meu coração manda. Pesquiso um pouco e observo bastante.
Quem puder, pode colaborar pra incrementar as atividades!
Novidade do dia!
Victor começou a sentir a palma da mão e a planta do pé esquerdo.
Foi enquanto massageava com bucha vegetal.
na semana passada ele começou a sentir o osso vibrar com o massageador elétrico. sentiu córcegas no pé e tev reflexo de puxar a perna, mas não tinha sensibilidade na pele. agora está começando.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Escafandro e a Borboleta

Vc já ouviu falar de Syndrome locked in ou sindrome do encarceiramento, ou sindrome do enclausuramento?
Imagine acordar do coma totalmente consciente mas sem conseguir movimentar um músculo sequer.
Este filme conta a história de um homem que acordou, depois de um AVC, assim como o Victor nessa situação tão dramática. como se estivesse dentro de um escafandro.
Ele escreveu um livro em cinco anos apenas piscando um olho.

Victor também passou por uma fase assim.

A grande diferença é que Victor está dia após dia deixando seu casulo.
Louvado seja o Senhor Jesus!

Expressões faciais

Victor está recuperando gradativamente os movimentos da face. No início apenas o olho esquerdo movimentava, para cima e para baixo.

O lado esquerdo está insensível mas está despertando alguns movimentos. levanta a sobrancelha, franze a testa, ensaia um beijo e tenta um sorriso.

O lado direito sente mas ainda está paralizado.

A mandibula estava bem rígida, bem travada, agora ele consegue abrir e fechar a boca.

Também está reaprendendo a movimentar a lingua.

Por ainda não falar, não ter expressão na face e alguma vezes babar, o Victor fica com cara de bobão.
Mas cuidado com o que fala perto dele. Ele tá super antenado! Uma memória de dar inveja!

Logo a gente vai ter aquele sorriso lindo novamente!
Esboço de um sorriso


Beijo, me liga!

Traqueostomizado

Victor ontem, resolveu me fazer milhares de perguntas sobre sua traqueostomia.
Resumo da aula:
Foi traqueostomizado porque perdeu a mobilidade da lingua, o controle da deglutição e a base de sua lingua acabava tapando a passagem do ar na respiração. Como ficar entubado é estremamente desagradável para um paciente acordado, causando prejuízos para as pregas vocais, articulação da fala, etc. os médicos aconselharam a traqueostomia.
No início é algo assustador, depois a gente vai acostumando com a idéia. Não machuca e nem incomoda , a não ser pelo acesso de tosse quando vai se aspirar a secreção.
Primeiro,Victor usou uma cânula de plástico (PVC), que tinha uma espécie de balãozinho (cuf)insuflado (cheio) que obstruia totalmente a passagem de ar pela boca e nariz.
Depois começamos a desinsuflar (secar) esse balão e ocluir a traqueo com a válvula de fala. Um dispositivo importado, também de plastico que tinha uma membrana fina que tapava parcialmente a passagem do ar.
Assim o Victor foi aprendendo a usar seu lindo narizinho para respirar. Também era possível ouvir um pouco o som da sua voz. mas como está reduzida capacidade de emitir o som, isso só acontece num bocejo, na tosse, ou num suspiro.
Quando o victor estava bem confortável com o o 'cuf desinsuflado" e com a válvula de fala, já em São Luís, o fonoaudiólogo trocou por uma cânula metálica, mas fina e sem balão.
Agora ele fica boa parte do tempo com ela ocluída com uma tampinha. quer dizer, é como se ela tivesse desativada. Só abre pra fazer a limpeza ou quando ele fica desconfortável.
A cânula que é um caninho curvo, tem essa plaquinha metálica onde se amarra esse cordão para fixa-la no paescoço. para proteger, ele usa essa gravatinha de gaze.
Ele precisa acostumar mais a ficar assim e melhorar mais um pouquinho o controle da deglutição para tirar definitivamente a cânula.
O orifício fecha sozinho sem precisar de pontos, e cicatriza com cerca de 10 dias.

Proteção dos olhos

É muito importante observar se o paciente consegue piscar e fechar os olhos completamente enquanto dorme. Podem ocorrer lesões pelo ressecamento da córnea.
Por falta de informação da família e alguns cuidados profissionais, não conseguimos evitar isso.
Solicite imediatamente um oftalmologista.
É necessário lubrificar os olhos constantemente com colírios, gel ou pomadas.
Ocluir a palpebra com micropore e gaze vai ajudar bastante. Usamos agora um protetor ocular parecido com um bandaid. É vendido para correção de estrabismo.

Previnindo deformações

O paciente de AVC pode sofrer deformações causadas pela rigidez dos músculos ou encurtamento de tendões. Para previnir existem órteses adquiridas em lojas especializadas ou feitas sob encomenda.





Para as mãos, o Victor usou essa.




Para os pés foram encomendamos com o Edigar , em São Paulo, essas órteses móveis feitas sob medida a partir de um molde de gesso. Elas são ajustáveis para acompanhar a correção dos pés.




Material para fonoterapia

Esse material alternativo é bem interessante. um recipiente plástico( pote de goiabada) com bolinhas de isopor dentro. recebe uma proteção de retalho de tule preso com duas ligas de borracha.
Mais tarde entrarão o apito , o balão e a lingua de sogra. Vai ser uma festa!




Caixa com escovas de dente , limpadores de lingua de diversos formatos, espátulas de plástico e madeira, colher de metal, massageador de gengiva tipo dedeira, mordedores para bebês, goma de mascar.
Para estimular os músculos faciais, usamos também gelo envolvido em gaze, massageador elétrico, massagens com os dedos, escovas de texturas diversas.
Movimentos de fazer bico, dar beijo, sorrir, fazer careta, levantar sobrancelha, franzir a testa também fazem parte da terapia.


dicas para conforto

Permanecer deitado pode causar escaras ou lesão de pressão. Para previnir o ideal é mudança de decubito (posição) de duas em duas horas. dorsal, lateral esquerdo lateral direito, sentado.
É importante massagens de conforto em todo o corpo, principalmente nas regiões que ficam em contato com a cama como as costas, bumbum, calcanhares. Use e abuse de hidratantes e óleo A.G.E. como Dersani, Pielsana ou similar.

assentos, travasseiros e colchões de espuma perfilada "caixa de ovo"
colchão pneumático ( colchão de ar,
rosquinha de espuma para apoiar a cabeça
protetores para calcanhar
travesseiro de bebê
Usamos esse rolinho de bebê apra sustentar a cabeça

Dê também sua colaboração. quais recursos podem ser usados para dar maior conforto ao paciente acamado?

Video do primeiro passeio

Primeiro passeio de Victor



Ó a cara de alegria da mamãe aqui!



O carinho do papai também foi registrado!



Taísa, Rebeca e Mariana participaram desse momento!



Victor fazendo um social!



Obrigada Senhor, por esse momento!

Fonoterapia


achei muito interessante esse material para praticar o sopro! super simples : um recipiente com bolinhas de isopor.
Suquinho de uva para estimular o paladar. Tem que estar bem gelado para estimular também a sensibilidade. Uma massagem estratégica para ajudar na deglutição!


Resistência com a espátula para fortalecer a musculatura. Lingua também malha!

Esse massageador elétrico recebeu a adaptação de um espátula. Acorda, lingua! Victor tem muita história pra contar!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

evolução das 3 primeiras semanas em São Luís

Amigos,
o Victor ainda está na semi-intensiva do UDI hospital.
Sua evolução é contínua e faz os terapeutas comemorarem as conquistas diariamente.
movimenta braço e perna direita, cabeça, boca a sobrancelha. Agora está voltando a sensibilidade no lado esquerdo.
Para esclarecer a dúvida de quem vier visitá-lo.
O AVC de Victor não afetou memória cognição e aprendizado! Ele não esqueceu nada! nem deixa de aprender! está totalmente consciente e antenado em tudo. suas sequelas são motoras.
Ele ainda não fala, porque os lábios, a lingua e traqueia ainda não despertaram totalmente. mas comunica tudo através da soletração.e de acenos com a cabeça e com a mão.
está usando um tampão no olho direito mas é só para tratar um ressecamento na cornea. Ele enxerga perfeitamente.
Está traqueostomizado, mas a cânula está fechada ele respira normalmente.
também já fica sentado e passeia no terraço na cadeira de rodas.
Aviso isso pois notei que alguns amigos estão com receio de encontrá-lo imóvel e inconsciente.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para entender

Victor, 17 anos, sofreu AVC em out/2009 decorrente de malformação arteriovenosa no tronco cerebral. Praticamente recuperado das sequelas, em 30 de março/2010 submeteu-se a procedimento de embolização no Hosp. Benef. Portuguesa-SP, para isolar a área de alto risco.
Durante a intervenção sofreu outro AVC com lesão hemorrágica do tronco cerebral (“ruptura da malformação arteriovenosa”). Ficou em coma profundo 28 dias e permaneceu 58 dias na UTI, em cujo leito completou 18 anos (22 de abril).
Foi removido para o UDI Hospital/São Luís, em UTI aérea no dia 19.06.2010, onde dá continuidade ao tratamento. Está consciente, ouve e vê bem. Os movimentos físicos ainda são muito discretos, reagindo muito bem à físio e fonoterapia.

- Continuemos “esperando confiante e pacientemente no Senhor. Ele se inclinou e ouviu o nosso clamor... e já nos colocou nos lábios um canto novo” (Salmo 39 ou 40, 1-3).
Que o Senhor seja louvado e o nome de Jesus glorificado! Por tudo demos graças a Deus! ... e não esqueçamos de nem um só dos seus benefícios (Salmo 102 ou 103).

PLANOS PERFEITOS

Victor Azulay Leite – Março de 2010

Em toda a minha vida, em tudo o que eu vivi
Em todas as escolhas, em tudo o que há em mim
Sempre te pedi, em minhas orações
Todos os meus anseios, ilusões
Mas só os teus planos, são planos perfeitos

Nada mais é preto e branco
Tons de cinza e mistério, mas sempre aceito
Teus planos perfeitos
Sempre achei que soubesse aonde ir
Quais caminhos, deveres e quais meus direitos
Mas não são planos perfeitos

Diante dos meus olhos, caminhos a seguir
É hora de escolher, não posso mais fugir
Tenho que acertar
E o que ficará
Em meio à confusão, vai passar
Bem devagar, tudo vai passar

Nada mais é preto e branco
Tons de cinza e mistério, mas sempre aceito
Teus planos perfeitos...

E-mail enviado aos neurologistas de SP

10 de Julho de 2010

Olá, queridos!
Victor está na semi-intensiva do Hospital UDI em São Luís. Teve progressos bem significativos desde que chegamos.
Senta na poltrona e já tenta sustentar a cabeça e o tronco. Move a cabeça para dizer SIM e NÃO.
Move a lingua em todas as direções,um pouco dos lábios tentando articular palavras. Sente o sabor dos sucos, oferecidos na gase pela fono, masca chiclete, tem bastante sensibilidade em toda a boca. Precisa desenvolver um pouco mais a deglutição para retirar a traqueo, apesar de passar boa parte do dia com a cânula metálica ocluida.
Estamos esperando autorização do plano para uma gastrostomia.
Abre e fecha a mão direita, pode contar até 5 com os dedos, pode cumprimentar as visitas com um aperto de mão e um sinal de legal!
Movimenta o pé para cima e para baixo, e consegue dar chutes com a perna direita.
Descobrimos a sensibilidade também na parte interna da bochecha,no couro cabeludo, peito e abdome esquerdos.
Nossa comunicação é feita soletrando o alfabeto, então ele escolhe a letra afirmando com a cabeça para formar palavras e frases.
Lembra de tudo desde a metade do mês de maio. Nome dos enfermeiros e terapeutas.
Já passeia no patio do hospital na cadeira de rodas. Hoje fomos ao auditório do hospital assistir ao estudo de caso dele, apresentado pela equipe de fonoaudiologia.
Estamos agora providenciando o home care. Acho que vamos ter que entrar na justiça novamente!
Continua sempre otimista, bem humorado, e com uma fé enorme. Confiante nos PLANOS PERFEITOS de Deus para ele!
Uma de suas metas é aprender a tocar violão! Alguem duvida?

Dr. Ronie,apesar do grande susto, reconhecemos no sr. um grande profissional, fazendo o que estava ao seu alcance dentro do seu conhecimento.
No restante, seus olhos disseram tudo, quando palavras foram insuficientes.
Obrigada!
Dra. Nair, a sua doçura e simplicidade contribuiu para que conseguissemos entender e enfrentar esse momento tão doloroso em nossas vidas. Suas corujinhas, são testemunhas; o CONHECIMENTO somado à SABEDORIA.
Dr. Alex, por detras do seu sorriso contido, vimos brilhar, a cada manhã, seu entusiasmo. A Neurologia é cheia de surpresas! A vida, muito mais!
Um BOM DIA!!!!! Ah! O Sr. também vai ganhar o anjinho coração!

Que Deus lhes abençoe!
Rachel

Mensagem do Cartão de Natal de 2009

Apesar de todas as dificuldades e das preocupações, pude tirar lições muito importantes disso tudo.
Aprendi a agradecer por cada coisa que conquisto em minha vida, até as mínimas...
Aprendi a agradecer a Deus por cada pessoa que Ele colocou em minha vida. E agradeço a todos pela força e pelas orações. Se estou aqui, fazendo o que estou fazendo, hoje... também é por causa de todos vocês!
E ainda espero poder retribuir tudo o que vocês fizeram por mim, meus amigos.

Um Feliz Natal e um 2010 repleto de vitórias!

São os votos de
Victor Azulay Leite e família.

Eu vi anjos !

Eu vi anjos !
Elias Azulay*

Eu sabia dos anjos sobre os quais minha mãe me falava na minha infância. O Anjo-da-Guarda, por exemplo, que nos protegia a mandado de Deus. Ele me era apresentado com enormes asas e as mãos gesticulando prontidão para proteger as crianças.

Hoje em dia anjo até virou moda. Anjinhos que servem de adornos, de lembranças, de presentes. Até secretárias, recepcionistas e telefonistas menos preparadas, criaram hábito de chamar cliente de “meu anjo”.

Mas eu quero mesmo é falar a respeito dos anjos que eu vi. Vi sim! Só que esses anjos que eu vi e conheci de perto e com os quais até falei, são diferentes daquelas figuras bem pintadas e desenhadas. Não têm rosto de criancinha nem cabelos encaracolados, com cachinhos e topetes caídos na testa. Os anjos que conheci, com os quais fiquei encantado, extasiado e reverente até, não têm semblante tranqüilo... embora nos transmitam muita tranqüilidade.

Esses anjos que eu conheci e aprendi a admirar, convicto de que são mensageiros de Deus, são diferentes dos seres humanos - embora sofram como os seres humanos comuns.

Não são seres sobrenaturais, porém não agem com naturalidade. Suas vestes não são resplandecentes, porém são, geralmente, brancas embora possam ser verdes, azuis, estampadas e, às vezes, até desbotadas e amarrotadas. Nunca estão impecáveis, pois suas atividades não permitem que seus trajes estejam impecáveis. Impecáveis são suas mãos habilidosas, são suas atenções fixas nos gestos e nos sintomas de quem os rodeiam. Seus ouvidos estão atentos aos sinais ruidosos dos alarmes dos muitos aparelhos que estão à volta que podem tocar intermitentemente. Sua atenção está voltada para uma lágrima vertida ou para a tentativa de um sorriso a se esboçar no rosto inerte de alguém.

Esses anjos choram em silêncio com o gemido de quem sofre ao seu lado, e dão pulos de alegria com o tênue sinal de melhora de alguém que já estava sem esperança.

Esses anjos existem. Sim, existem! São vocacionados por Deus. Mensageiros de Deus. São os braços de Deus; as próprias mãos de Deus; são o toque de Deus, trazendo alento aos que sofrem, afofando-lhes o leito da dor.

Ah, como é lindo o sorriso desses anjos. Como é resplandecente o semblante desses anjos. Como é bom ter a certeza de que esses anjos existem e estão por perto na hora da dor.

Sim. EU VI ANJOS! Eles não “aparecem”. Eles estão sempre lá: nas UTIs, nos hospitais.

Como é maravilhoso pronunciar os seus nomes: MÉDICOS e ENFERMEIROS.

Graças a Deus porque esses anjos existem! Existem sim! Eu os vi.

*Avô do Victor (leito 01, UTI do 9º andar, bloco 5,
Hospital da Beneficência Portuguesa – SP)

Conversa com o Neurologista

Após alguns dias da Embolização em São Paulo, o Dr. Ronie nos apresentou o Neurologista que ficaria responsável pelo Victor enquanto estivesse internado no Benficência Portuguesa.
Ele explicou a localização da lesão e as possíveis áreas afetadas, nos fazendo entender a gravidade do caso.
Foi bem claro ao afirmar que as sequelas desse novo AVC eram extremamente severas e que o Victor possivelmente permaneceria em coma por meses ou anos, e não descartava as chances de óbito.
Pedi que ele me ajudasse a perceber sinais voluntários de reação aos estímulos para que eu pudesse diferenciar de movimentos reflexos, assim eu poderia me comunicar com ele diminuindo seu sofrimento e dando melhor qualidade de vida.
O médico foi categorico em afirmar: O Victor não tem contato nenhum com o mundo externo.
Perguntei se aquilo é o que chamam de estado vegetativo. Ele disse: Sim
Perguntei se aos poucos, ele iria saindo desse quadro. Ele disse que seria pouco provável. E impossível ele voltar a ter vida normal.
Qualquer sinal de melhora, se existisse levaria muito tempo e que deveríamos nos preparar para conviver com isso.

Bem, isso foi o que um médico disse.
Mas sabe o que Jesus me dizia?
Lembre bem desse momento. Registre em sua mente essas palavras. Apenas para servir de testemunho.Um dia vc vai precisar falar sobre isso.
Quem cuida do Victor sou EU. Confie em mim.

A partir daquela hora conheci A PAZ QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO!(Filipenses 4.7)

sábado, 10 de julho de 2010

DISCURSO DE AGRADECIMENTO EM 08/12/2009, POR VICTOR AZULAY


(Culto de Ação de Graças/Formatura do Reino Infantil)

“Boa noite. O ano de 2009 foi marcado por um Terceiro Ano diferente. Não só pelos estudos e pelo esforço, mas também pela criatividade e pela inovação. Mas o que realmente chamou a atenção de todos este ano foram a amizade e a união.
Muitos de vocês, assim como eu, já devem ter ouvido comentários do tipo: “Amigos de colégio são momentâneos”. Ou “Tudo isso acaba quando você vai pra faculdade.”... Realmente isso me chateava bastante, mas eu confesso que ficou na minha cabeça por um bom tempo, Será que todas aquelas promessas de amizade eterna eram verdadeiras? E eu precisava de uma resposta.
No dia 4 de outubro desse ano aconteceu uma coisa muito importante na minha vida. Eu considero “importante”, tanto pela gravidade do fato, quanto pelas conseqüências que isso trouxe pra mim. Como muitos já devem saber, eu tive um AVC. E durante esse período de recuperação, eu pude aprender lições muito importantes e, mesmo com todo o clima de tensão, tive bons momentos também. Logo nos primeiros dias no hospital, quando ainda ia tomando consciência de tudo o que tinha acontecido comigo, e fiquei sabendo que não só toda a minha família estava o tempo todo lá comigo, mas o hospital tinha estado lotado de amigos meus. E vocês não têm noção de como isso me deixou feliz e grato. Pude saber, então, que não tinha amigos só pros bons momentos, mas até mesmo em horas como aquelas vocês estavam lá comigo, seja conversando, me dando forças e, principalmente, orando por mim! E a minha dúvida tinha sido esclarecida.
Hoje eu agradeço a Deus, de todo o coração, pela minha vitória, por minha vida, pela melhor família do mundo e pelos melhores amigos que Ele poderia ter me dado. Vocês são uma benção na minha vida.
E como eu não poderia esquecer, agradeço, principalmente, às duas pessoas mais especiais da minha vida. Pai e mãe, vocês me ensinaram tudo, e tiveram a paciência e a dedicação de me ensinar tudo outra vez. Por tudo o que eu sou e por tudo o que eu tenho eu só agradeço. Amo vocês. Obrigado!”

Para Mães e filhos

Em 19/05/2010

Quando Victor foi gerado, eu tinha dezessete anos. Diante da possibilidade de ser mãe, não tive dúvidas. Me ajoelhei ao lado da cama e orei . “Senhor, estou assustada. Sei que sou muito nova. Se nesta noite estiver concebendo um filho, sei que não estou sozinha. Sei que antes de ser minha, essa criança é tua. Guia meu passos, dá-me sabedoria, dá-me condições para criar esse filho . Ajuda-me Senhor a cuidar dele para ti. Que ele seja um servo teu.Amém!”

O nome do Victor foi escolhido assim. No meio das dificuldades serás um vencedor. Serás vitorioso.

Enquanto muitas mães lamentam filhos rebeldes, teimosos ou inconseqüentes. Eu e o Márcio podemos nos orgulhar de termos o Victor como filho. Tivemos o privilégio de ver crescer um menino carinhoso, obediente, organizado. Um menino que conseguia se alegrar com cada presente singelo que recebia. Que desde cedo aprendeu a presentear com simples e belos presentes.

O Victor, ainda bem criança criou um personagem que representava todo um amor celestial. Era o “Anjinho Coração”, um coraçãozinho vermelho com uma carinha feliz, dotado de asinhas brancas, auréola e que voava deixando um rastro nas cores do arco-iris. O Anjinho Coração sempre aparecia em doces cartinhas, com letras bem caprichadas, que traziam mensagens como “papai e mãe, amo vocês.” Envolvidas em envelopinhos dobrados pacientemente.

Ainda quando estava aprendendo as primeiras letrinhas, o Victor assumiu um compromisso. Escrevia e decorava cartões de natal para toda a família. Ele mesmo fazia questão de entregar.

Acostumado a ouvir musica desde o ventre, o Victor escolhia seus cd’s favoritos .Uma coletânea de musica clássica que aprendera a ouvir na casa da avó Lenita. Aquele pedacinho de gente trazia o cd enfiado na ponta do dedo indicador e punha no aparelho de som. O dedinho treinado percorria os botões até ajustá-los todos ao seu modo, então sentava na mesinha de centro, com perninhas cruzadas deleitava-se ouvindo obras de grandes mestres.

O Victor brincava de dobrar suas roupinhas e arrumá-las na gaveta do seu armário. Enfileirava cuidadosamente sua coleção de carrinhos de ferro.
Escolhia algumas roupinhas e brinquedos usados e pedia para dar para algum menino pobre.
Victor sabia fazer sozinho os deveres da escola e mostrava com orgulho seu boletim.
Victor soube desde cedo fazer e preservar belas amizades. Faz questão de estar nas festinhas de aniversário, leva singelos presentes escolhidos com carinho.

Algumas vezes, passava horas confeccionando o próprio presente, algum desenho especial, brinquedo artesanal,mais tarde, um cd de musicas favoritas e até vídeos com fotos.

O jovem que vi crescer detesta bebida, não suporta cheiro de fumo, Cultiva um bom linguajar, sofre com injustiças, sabe dar conselhos.

Não ostenta roupas caras, apenas um belo sorriso, apertos de mãos apertados, abraços calorosos.Respeita os mais velhos,é solidário com o mais fraco, sabe perdoar, sabe guardar segredos dos amigos.

O Victor sabe dizer com licença,obrigado, sabe cumprimentar na chegada e na saída. Sabe preparar surpresas românticas para as garotas que ama, sabe ser discreto e delicado.
O Victor é persistente, perseverante, tem determinação. É criativo, inteligente, talentoso, bem humorado e espirituoso.
Victor é sem duvida um exemplo de bom amigo e de bom filho.

Sinto-me privilegiada por ter sido escolhida para ser mãe do Victor.

Ele é meu primogênito, o primeiro neto de minha mãe e o primeiro bisneto da minha avó.

Victor aos 12 anos, decidiu ser batizado, e ser declarado um servo de Deus.

Então com quase dezoito anos, descobrimos que Deus ao moldá-lo, colocou uma MAV, com dia certo para romper. Estava determinado.

Depois de um grande susto, um milagre! Victor se recupera surpreendentemente de um primeiro AVC.

Victor escreve a letra de uma música declarando que somente os planos de Deus são perfeitos.

Victor sofre um segundo e um terceiro AVC, este último com conseqüências bem mais graves.

Ao lado do leito, vejo meu filho quase inerte. Sustento sua cabeça, os braços pendem sem força. Victor apenas dorme...

Tantas imagens surgem na memória...

Me lembro inevitavelmente de Maria.

Acho que ela também , enquanto contemplava seu filho crucificado, lembrava de tantos momentos.... a concepção quando ela era ainda tão jovem. A escolha do nome. Os primeiros passos do menino. Jesus se apresentando no templo. Seu batismo. O início do seu ministério. Maria conhecia bem as virtudes de Jesus. Amava seu filho e admirava seu caráter, mas sabia que antes de ser seu filho, Jesus era o Filho de Deus. Maria conhecia bem as escrituras, sabia a missão de seu filho. Aquele rapaz virtuoso e sem mácula seria condenado à morte.

As semelhanças terminam por aqui.

Não, eu não era virgem e Victor tem um pai biológico!
Meu filho é cheio de virtudes, mas é tão pecador como todos nós!

Jesus não é só um servo de Deus, Ele é o próprio Deus, o unigênito do Pai!


E porque então fazer esse paralelo?


Bem , lembro que o Victor desde pequeno também gostava de se fantasiar e interpretar personagens. Mais tarde andou até fazendo teatro assim como eu...

Talvez Deus esteja usando um pouco do talento que deu aos seus servos. Talvez esta cena, esta estranha versão da Pietá, sirva para nos lembrar que Jesus já foi dado em sacrifício perfeito! Por mim, por você e por Victor!

Rachel Azulay Leite

Maio de 2010



Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas que o mundo fosse salvo por ele.
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se achega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
Jo 3.16-21


Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem porém, não crer será condenado.
Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem; em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.
Mc 16.15-18

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Comunidade no Orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=100822724

Força Victor!!!
Obrigada,Leo, por ter criado a comunidade!
Obrigada, Polyana, pela corrente de oração!
Obrigada a todos os quase 300 amigos que fazem parte dela!
Vocês fazem parte desse milagre!

e-mail do Dr. Ronie Leo Piske - Radiologista Intervencionista

Este é um dos e-mails escritos pelo Dr. Ronie antes da decisão final de retornarmos a São Paulo para a embolização.Foi uma decisão difícil a ser tomada, pois mesmo sabendo dos riscos, precisávamos tomar uma atitude acertada. O risco diário dele ter outro AVC em qualquer lugar e a qualquer hora, talvez sem socorro imediato era algo insuporavel de conviver.


Cara Sra. Rachel, boa tarde.


Conforme eu pessoalmente lhe expliquei no consultório do Dr Evandro, será feita uma angiografia para ver se é possível a embolização. A angiografia será já com anestesia geral e a embolização será feita no mesmo ato.
Os honorários se referem à embolização e não serão cobrados se não for tentada a embolização (se eu ver que não é possível).
A Thãnia vai verificar junto ao convênio se este cobre os custos hospitalares.
Se for feita a embolização, o paciente fica em UTI por um dia e no quarto mais um dia, se tudo correr bem. Esse é o período mínimo de estadia se for feita a embolização. Se esta não for feita, o paciente terá alta no outro dia. Caso aconteça alguma intercorrência, permanecerá internado o tempo necessário.
Creio que todos os médicos lhes disseram que o tratamento é de alto risco e eu mesmo, junto com o Dr Evandro falamos claramente sobre os riscos do tratamento. A tentativa de embolização é para eliminar uma dilatação que a MAV tem, que teoricamente acarreta num risco maior de nova hemorragia; eliminando-se esta dilatação, este risco diminuiria. Falamos também que não esperamos haver cura da lesão, devido sua localização.
Acho que se vocês ainda estão com dúvidas, seria melhor virem aqui e eu lhes explicarei tudo novamente, com maiores detalhes, tentando retirar todas as dúvidas.
É importante que tudo fique muito claro antes do procedimento.

Atenciosamente

Dr Ronie Leo Piske




Também acho conveniente registrar um dos e-mails com respostas da equipe do Rio de Janeiro, indicada por meu tio Braulio Gusmão. Foi uma decisão difícil a ser tomada. Todos os dois inspiravam confiança, esclareceram dúvidas e foram bem claros sobre os riscos.


Cara Sra Raquel, gostaria que fizesse acesso ao nosso site na Internet para que conhecesse melhor nossa equipe e possa retirar algumas duvidas comuns a todos! WWW.INTERNEURO.COM.BR ,quanto ao endereço não se preocupe que esse e o endereço do Prof. Landeiro e vai chegar ate todos nós.
As complicações são de dois tipos: perfuração da MAV na hora do procedimento ou nas primeiras 48 hs que são as mais comuns isso pode ocorrer em 20 % dos pacientes, elas podem ser de pequena quantidade e não causar danos ate de maior quantidade e ser improvável quantificar o dano ao Victor, mais prefiro acreditar nos 80% positivos. Os exames que podem ser adiantados são pré-operatórios!
Acho de bom agrado chegar ao Rio com 48 de antecedencia, mais deveríamos solicitar autorização ao Bradesco antecipadamente para evitar esperas , a Sra. pode fazer direto com minha secretária Luciana no Tel. 21- 3154-4000 ela resolve toda a burocracia pré- procedimento. Quanto ao tempo de procedimento e muito variável mais os casos mais complicados em torno de 2 horas.As liberações para o retorno a vida efetivamente só podem ser realizadas de acordo com o resultado do procedimento mais indo tudo bem retorna s funções em uma semana, assim como o retorno a São Luís reavaliações no rio seriam trimestrais no inicio.
O material utilizado e ONIX o melhor que existe para o caso!
Os nossos honorários e materiais são cobertos pelo plano e tamben o anestesista em forma de reembolso sem despesas a vocês quanto aos honorários do Prof. Landeiro é necessário combinar com ele.
Quanto a data depende da autorização do plano.
A disposição ,Dr. Orlando Maia cordenador do departamento de neurocirurgia endovascular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia

e- mail para família e amigos após o segundo AVC - São Paulo

Fizemos um questionário com as perguntas que costumamos fazer para os médicos e enfermeiros e com as dúvidas que vcs também têm em São Luís. Sabemos que é impossível não nos sentirmos angustiados e impotentes nessa situação mas espero que assim, mais informados, possam se sentir mais confortaveis.
Também sei que essas perguntas e respostas não bastam e que outras surgem a todo instante. não se incomodem de perguntar. Também queremos extrair o máximo de informações dos médicos.
Obrigada pela força, pelo apoio e pelas orações
Abraços a todos
Rachel e Marcio

Qual a causa do AVC do Victor?
O AVC do Victor foi do tipo hemorrágico, causado por um rompimento de um vaso de uma MAV( mal formação arteriovenosa) localizado no tronco cerebral. Uma área muito delicada e de difícil acesso. Portanto impossível de operar.

Qual a área da MAV, Mal formação arteriovenosa?
Tronco(Ponte) cerebral que é responsável pela comunicação do sistema nervoso central (cérebro) e o sistema sensitivo-motor.

Porque a escolha desse tratamento?
Para isolar essa área e evitar outros sangramentos foi indicada a EMBOLIZAÇÃO.

O que é a embolização?
Isolamento dos vasos defeituosos que podem por uma maior concentração sanguínea sofrer rompimento. Ela é feita a partir de um exame chamado angiografia que mapeia toda a região com o auxilio de um cateter. Esse isolamento é feito introduzindo esse cateter nos vasos e ejetando e preenchendo esses vasos com uma substância chamada ônix.

Quem é o médico e quem é a equipe dele?
Viemos para São Paulo em busca de um profissional reconhecido como o melhor da América Latina e um dos mais experientes do mundo. O Doutor Ronie Leo Piske Neuroradiologista Intervencionista, apresentado pelo Dr. Evandro de Oliveira, Neurocirurgião indicado pelo Dr. Gelson Soeira. Fazem parte da sua equipe o Dr. Feres, Dr. Gustavo. Dr. Bruno.

Quais os riscos de não ter feito nenhuma intervenção ?
A possibilidade de novos e graves sangramentos a qualquer dia.

Quais seriam os riscos da embolização?
O Dr. Ronie Piske foi bem claro ao nos informar dos riscos que poderiam acontecer durante ou após o procedimento. Hemorragias e os mais variados tipos de seqüelas, bem como a impossibilidade de realizar a embolização pela dificuldade de acesso à região.

Foi possível fazer a embolização?
Sim. Segundo avaliação médica cerca de 85% dos vasos defeituosos foram isolados.

Quais as intercorrências durante o procedimento?
Um novo sangramento(cerca de 1cm), possivelmente durante a retirada do cateter. As imagens da angiografia antes e depois da embolização nos foram mostrada com explicação bem detalhada, inclusive com a área da hemorragia .


Porque o Victor permaneceu sedado, em coma induzido?
O objetivo principal foi diminuir ao máximo a atividade cerebral para evitar novos sangramentos e evitar aumento da pressão cerebral, contribuindo para uma reabsorção mais rápida do coágulo.

Que exames foram feitos depois da entrada na UTI?
Tomografias durante os primeiros dias para acompanhar/comparar a evolução do quadro clínico.

O que esses exames mostram?
Que o sangramento foi contido e que não houve aumento da pressão ventricular cerebral como houve da primeira vez (excelente sinal)

Porque ele adquiriu pneumonia?
Possivelmente através do tubo respiratório. A umidade da região é propicia á proliferação de bactérias. Apneumonia é bastante comum em pacientes acamados e entubados.

Como está sendo o tratamento da pneumonia?
Através de antibiótico específicos e acompanhamento diário de RX, bem como fisioterapia respiratória, com aspiração das secreções, mudança de posição na cama de duas em duas horas e outros procedimentos do fisioterapeuta.

Ele está sarando da pneumonia?
Praticamente controlada já que a febre já consegue ser amenizada. As radiografias também mostram a área esbranquiçada, cada vez mais limpa. A vetilação mecânica tem sido diminuída gradativamente de 100%, hoje somente 35%.

Porque ele não foi extubado?
Houve uma tentativa já que a capacidade pulmonar dele permite isso, só que devido ao problema neurológico(AVC) a capacidade de deglutição (língua baixa) foi afetada, não permitindo a respiração (entrada de ar) tendo sido necessário novamente o procedimento de entubação. OBS. A capacidade respiratória(pulmonar) está preservada perfeitamente. Os músculos que controlam a passagem do ar, sustentam a base da língua e evitam o engasgo é que não estão respondendo.

Porque é importante fazer a traqueostomia?
Principalmente evitar contaminação bacteriana repetitiva(pneumonia), evitar danos nas cordas vocais e iniciar a estimulação dos nervos relacionados com a deglutição e fala.

Como é feita a traqueostomia?
Uma pequena perfuração na traquéia para colocação de um tubo para efetuar a respiração.Inicialmente mecânica, até que ele possa respirar sozinho. Depois esse traqueóstomo pode ser retirado e local cicatrizará em média de 10 dias.

Porque não foi feito imediatamente após o médico ter comunicado a necessidade de fazê-la?
O procedimento ainda não é considerado de urgência. Prevendo a necessidade de ser feito, e o tempo que leva para autorização dos planos e de pedido de material, os médicos anteciparam a conversa conosco, explicando todo o procedimento . Os médicos então, autorizados pela família já entraram com o pedido junto ao plano de saúde, ganhando tempo.

Porque o Victor ainda não acordou?
O Victor não está mais fazendo uso de nenhuma droga para induzi-lo ao coma. Esperava-se que ao retirar as drogas ele fosse despertando naturalmente. Como aconteceu em outubro. Mas o Victor continua em estado de sono. Possivelmente devido ao trauma causado pelo novo AVC. A região afetada também é responsável pelo controle do nosso estado de sono e vigília.

Quanto tempo ele vai permanecer adormecido?
Não é possível fazer tal diagnostico. O despertar do Victor pode ser repentino, a qualquer momento ou durar muitos dias, despertando aos poucos.

Quanto tempo ele vai ficar na UTI?
Vai depender da evolução do quadro clínico, principalmente do quadro respiratório.

Ele vai sair com seqüelas?
Possivelmente assim como da primeira vez. Nada que um acompanhamento fisiológico não possa recuperar. Estímulos com os profissionais fisioterapeutas e fonoterapeutas. (paciência)

O Neurologista já avaliou as seqüelas?
Algumas já são conhecidas, como a da deglutição descrita acima. Uma avaliação mais precisa, somente ao longo do tempo. Em uma primeira avaliação pós cirúrgica a parte relacionada com o reconhecimento e os estímulos parecem estar preservados.

Que tipo de repostas ele dá aos estímulos hoje?
Ele consegue quando estimulado apresentar estímulos mecânicos(Corpo e membros) e acompanha estímulos visuais.

Que movimentos ele já realizou?
Ao sair do centro cirúrgico ele estava consciente e perguntei: vc está bem? Ele balançou a cabeça que não. E bateu a mão direita na esquerda, mostrando que ela não mexia. Então eu dise: eu sei, filho mas vai ficar tudo bem de novo. Ele balançou a cabeça afirmativamente. Depois a enfermeira perguntou se ele estava sentindo algo. Ele encostou a mão na boca e nariz, depois tossiu e engasgou com vomito. Então aspiraram, sedaram e entubaram ele novamente.
O Victor abre os olhos vagarosamente e é capaz de acompanhar movimentos para cima e para baixo. Eu mesma fiz, mostrando o celular com a foto da Larissa. O Victor reagiu ao limparem seu ouvido, inclinando a cabeça, movimenta os ombros como se estivesse espreguiçando, boceja e tosse, aperta as mãos, mexe o canto da boca, movimenta as pernas. Chutou uma bacia de água e derrubou no chão. Fiz cócegas no peito e ele arrepia.

Quando serão feitos novos exames?
Exames de Rx e culturas bacterianas são feitos frequentementes Está previsto uma Ressonância magnética para a próxima semana.

Já estão fazendo fisioterapia?
Constantemente. São feito 4 seções. Manhã, tarde noite e madrugada

Já estão fazendo algum trabalho de fonoaudiologia?
Somente depois da retirada do tubo

Ele está usando sonda urinária?
Foi retirada a dois dias.

Como ele se alimenta? Por sonda nasogástrica com alimento liquido e soros.

Como está sua pressão?
Bem equilibrada , subindo um pouco quando é bastante estimulado. 13/7 a 16/8

Como são as visitas na UTI?
Duas vezes ao dia(12:00 e 20:30 por cerca de 15 minutos) tolerância especial para as visitas do Victor, é claro!

O médico que operou continua acompanhando o Victor?
Tanto ele como toda a sua equipe que estão em contato constante com o quadro clinico da UTI
Quais os médicos que acompanham o Victor hoje?
Todos os médicos necessários(Neurologistas, pneumologistas e outros)

O Dr. Gelson está acompanhando a evolução do Victor?
Entramos em contato com ele através de telefone . Ele e Dr. Ronie também se comunicam por telefone.

Resumo do segundo AVC 30 de março de 2010

Queridos, o AVC do Victor foi causado por causa de uma MAV( mal formação arteriovenosa) localizado no tronco cerebral. Uma área muito delicada e de difícil acesso. Portanto impossível de operar. Para isolar essa área e evitar outros sangramentos foi indicada a EMBOLIZAÇÃO.
Viemos para São Paulo em busca de um profissional reconhecido como um dos mais experientes do mundo. O procedimento de alto risco foi realizado com sucesso, no dia 30 de março, isolando cerca de 80% da mav, mas durante a retirada do cateter houve um pequeno sangramento. Um novo AVC. Victor continua na UTI, está sedado, dormindo. Não sabemos ainda a dimensão das sequelas. mas ele reage bem a muitos estímulos. Acreditamos que Deus está no controle de tudo, desde as tomadas de decisões como em cada detalhe cada, passo dessa nossa jornada.
Acreditamos e somos gratos por ter o Victor como um grande guerreiro recebendo o preparo, o treinamento para suas batalhas. E como bom guerreiro, sua disciplina, sua perseverança, sua coragem e sua dedicação somados a sua total confiança em Deus, Victor se prepara para a VITÓRIA.
Nesse momento, todos vocês amados, são convocados para lutar com ele em oração. É dela que vem a força!
Deus abençoe a todos!
Rachel


Postado no meu perfil do orkut

RM de Encéfalo e Angio-RM das Artérias Intra-craniana

Método:
Exame realzado nas sequências:
-Sagital T1;
-Axiais difusão, flair, T2 de alta resolução e GRE EPI

OBS1.: Não injetamos contraste venoso devido a recusa dos responsáveis pelo paciente
OBS2.: Sagital gradiente-eco prejudicada devido artefatos de sucetibilidade magnética, limitando sua utilidade.

Análise:
Mal-formação arteriovenosa com epicentro na ponte, com artéria nutridora principal proveniente da artéria basilar e veia de drenagem principal confluindo para a veia cerebral interna direita. Nota-se hemorragia na porção posterior e para-mediana direita, na altura dos pendúnculos cerebelares superiores.

Material hemáticulo no interior do III e IV ventrículos.

Hematoma subdural com 6mm de espessura máxima occipto-temporal direita.

Foco de drenagem venosa anômala frontal direita

Demais porções das substâncias branca e cinzenta apresentam intensidade de sinal normal em todas as sequências realizadas.

Estruturas da linha média centradas.

Os hipocampos apresentam dimensãoes, mofologia e intensidade de sinal habituais.

Fluxo habitual nas grandes artérias dos sistemas vértebro-basilar e carotídeo, segundo o critério spin-echo.

Porções focalizadas das cavidades paranasais com intensidade de sinal normal.

09/10/2009 Tomografia Axial Cranioencefálica

Procedimento:

Foram obtidos cortes tomográficos computadorizados na região cranioencefálica em série única, sem utilização de contraste iodado endovenoso.

Achados:

Presença de lesão espontaneamente hiperdensa (hemorragia) comprometendo o tronco cerebral.

Ventrículos supra-tentoriais, centrado com dimensões discretamente ectásico.

Catéter de derivação ventricular com extremidade no corno frontal do ventriculo lateral direito.

Orifício de entrada de cateter de derivação em alta convexidade frontal à direita

Formação hipoatenuante em projeção da cápsula externa à direita, que pode corresponder a lacuna isquêmica

IV ventrículo de dimensões normais.


OBS: velamento parcial do seio esfenoidal à esquerda.

06/10/2009 Tomografia Axial Cranioencefálica

Procedimento:

Foram obtidos cortes tomográficos computadorizados na região cranioencefálica em série única, sem utilização de contraste iodado endovenoso.

Achados:

Presença de lesão espontaneamente hiperdensa ( hemorragia) comprometendo o tronco cerebral com extensão para o III e IV ventriculos e cornos frontais dos ventrículos laterais

Leve aumento do tamanho do IV ventrículo

Ventrículos supra-tentoriais, centrado com dimensões normais

Catéter de derivação ventricular com extremidade no corno frontal do ventriculo lateral direito.

Orifício de entrada de cateter de derivação em alta convexidade frontal à direita

Núcleos da base e regiões capsulares preservados.

OBS: velamento parcial do seio esfenoidal à esquerda

04/10/2009 Tomografia Axial Cranioencefálica

Procedimento:

Foram obtidos cortes tomográficos computadorizados na região cranioencefálica em série única, sem utilização de contraste iodado endovenoso.

Achados:

Presença de lesão espontaneamente hiperdensa ( hemorragia) comprometendo o tronco cerebral com sinal de inundação do sistema ventricular supratentorial.

Sinais de hidrocefalia supratentorial em discreto grau.

Estruturas ósseas sem alterações.

Núcleos da base e regiões capsulares preservados.

Relatório Médico

Victor Azulay Leite, 17 anos, esteve internado neste hospital de 04 a 20 de outubro de 2009, com hemorragia em tronco cerebral e ventricular, apresentando diplopia, tetraparesia predomínio esquerdo e torpor.

O paciente foi submetido a derivação ventricular externa com monitorização da pressão intracraniana por 10 dias, evoluindo com melhora progressiva, em programa de fisioterapia e investigação etiológica da hemorragia.


20/10/2009
Dr. Gelson Soeira
neurocirurgia
CRM-MA3107

Perfil de Victor no Orkut ápós AVC de outubro

Apesar de todas as dificuldades e das preocupações pude tirar lições mt importantes disso tudo.

Aprendi a agradecer por cada coisa que conquisto em minha vida, até as minimas...

Aprendi a agradecer a DEUS por cada pessoa q ele colocou em minha vida. E agradeço a todos pela força e pelas orações. Se estou aqui, fazendo o que estou fazendo, hoje... também é por causa DE TODOS VCS!

e ainda espero poder retribuir tudo o q vcs fizeram por mim, meus amigos.

OBRIGADO!!

E-mail de Victor para a Família Gusmão

Olá, família!
fiquei devendo essa semana notícias de Victor! Então agora que tal saber por ele mesmo?


“Oi! Sou eu mesmo. E posso dizer que é uma benção poder estar escrevendo esse e-mail pra vocês.
Como vocês devem saber, minha vida mudou completamente depois do dia 04/10. Por volta da meia-noite acordei com uma forte dor de cabeça (quando digo "forte", quero dizer "fortíssima", como se estivesse queimando), fui pro chuveiro pra tentar aliviar a dor. Não adiantou. Sai vendo 'flashes' brancos e já perdendo a força... me vesti com dificuldade e ao tentar abrir a porta do quarto caí no chão, tonto. Orei. Depois de algum tempo consegui abrir a porta do quarto. De repente tive forças pra correr e gritar por ajuda. Subi as escadas, até a metade. E gritei pros meus pais. Meu pai correu pra mim e falou comigo. Quando senti que ele me segurava desmaiei. Acordei vomitando no colo da minha mãe, na sala, no andar de baixo. Falei o que estava sentindo: dor de cabeça forte, e o lado esquerdo do corpo dormente. Ouvi meu pai ligar para meu avô e mamãe ligou para o meu tio, que morava perto. E apaguei novamente. Acordei quando ele chegou e me carregou até o carro. Minha mãe entrou e me colocaram no colo dela.
Quando chegou no hospital, me colocaram numa cadeira de rodas e depois numa maca. Lembro do médico falando alguma coisa comigo e eu tentei responder, mas não conseguia. Aí eu não lembro mais de nada.
Depois lembro contando meus sonhos pra mamãe. Foram muitos sonhos e pesadelos enquanto estava em coma.
Lembro de algumas visitas, algumas conversas com mamãe e papai.
Lembro quando eu perguntei pra mamãe o que eu tive e fiquei assustado, porque eu era muito novo pra ter um AVC
Lembro que tudo rodava. Lembro de quando as campainhas dos equipamentos tocavam atrás de mim.
Lembro de quando fui transferido para o apartamento. Das visitas dos amigos, da família.
Tive fisioterapia e fonoaudiologia no hospital. Tudo que pediam fazia ou pelo menos tentava mandar meu cérebro fazer.
Então recebi alta, vim pra casa, comecei a fazer fisioterapia fonoaudiologia, terapia ocupacional na Espaço Fisio. Tendo que aprender tudo de novo, escrever andar, mexer o lado esquerdo coordenadamente. Mas não esqueci nada. Sei como fazer tudo direito mas o corpo não obedece, o lado esquerdo não obedece.Estou tentando fazer tudo que eu fazia antes. Amanhã eu vou descobrir porque eu tive isso.
Eu tive um AVC, mas... fazer o quê? Estaria triste se estivesse na cama sem poder fazer nada, sem falar... Mas posso falar, posso sair, posso comer, posso me divertir, posso fazer piada de tudo! Aos poucos estou sentindo que estou me recuperando. Isso aos poucos ta me deixando mais calmo, mais satisfeito. Antes estava chateado porque não tava acreditando que isso tava acontecendo comigo, mas agora to vendo que está passando bem rápido e logo vou estar recuperado.
Agora estou dando mais valor pra vida, para as amizades, para as pessoas que me cercam, para cada coisa que eu tenho e sou mais sensível par tudo, penso mais antes de fazer, antes de agir, antes de falar. Sou mais cuidadoso, mais atencioso, mais sensível.
Mando um abraço pra todos, agradecendo as orações e a preocupação. Quando estiver 100% vou aí dar um abraço pessoalmente e mostrar minha recuperação.
E é isso!
Victor “




Victor,
Fiquei muito feliz em ler seu e-mail. Graças a esta experiência sofrida, estamos conhecendo seu talento para escrever. Não podemos apagar o que aconteceu. Nem o tempo poderá apagar; o tempo não apaga, só adormece. Se apagasse, apagaria nossa história e, como somos nossas histórias...
Como disse no início deste e-mail, fiquei muito feliz porque de tudo que li, senti que você não perdeu o "conhecimento dos sentidos". E, é isto o que nos faz ser um ser único e singular.
Se o lado esquerdo do seu corpo ainda não está¡ respondendo como antes, a mente com certeza está se superando. Foi o que senti em sua mensagem!!!
Na vida de todos nós, todos os dias, perdemos e ganhamos. Cada vez mais na vida, percebo que a fórmula (se é que podemos nominar assim) da felicidade, é focar nos ganhos sem fugir das perdas, pois elas fazem parte deste binômio gerador deste gostosa sensação a que chamamos "felicidade".
Você está reaprendendo não só os movimentos, mas a vida. Pelo que li você está construindo novas metas identificadas a esta passageira realidade. Poucas pessoas têm esta chance. A maioria das pessoas passam pela vida sem conseguir reaprendê-la (muitas vezes me sinto entre elas, mas quando isto acontece tenho tentado mudar o rumo da prosa) rsrsrs.
Você está vivo! Sua mente está saudável e ávida por ser reativada! Você é um todo, alguma limitações que está vivendo são apenas parte deste todo.
Avante Vitor!!! A torcida Gusmão Footbal Club está vibrando com cada "gool" e a cada bela jogada sua, neste momento de vida.
Com carinho,
Tia Veronica

"Não sabia ser impossível fazer; então, foi lá e fez!"
P.S. Diogo gosta muito desta frase e achei que tem tudo a ver com seu momento.

Carta de mim para mim mesma

Para Rachel de outubro de 2009
Rachel, Victor está curado! completamente curado e já retornou às atividades normais! Está estudando, fazendo atividade física, compondo lindas canções!
É o milagre que nós pedimos! O senhor é misericordioso! Somos gratas!
Na verdade, fez Jesus muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.
Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo,o filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20.30,31
Há porém muitas outras coisas que Jesus fez. se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.
João 21.25
Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu Jó 4.50

Mas Jesus ouvindo isto, lhe disse; Não Temas, crê somente, e ele será salvo.
Rachel, O Victor está curado, pelo poder do nome de Jesus!
(2:43 4 de outubro)


Rachel de 2010, muito obrigada pelas boas notícias que virão. ontem foi realmente um dia muito angustiante. muitas horas de tenção e depois, à tarde, depois de tudo resolvido desabei, desmontei. é natural. O começo da noite também foi ruim. o pavor das lembranças vinham à mente. mas enfim adormeci. acordei para ler a bíblia e te escrever. depois dormi muito tranqüila. O Senhor me deu uma paz indescritível. è o descanso no Senhor. O dia foi bem agitado. A emoção de tantas visitas. Igreja, amigos, parentes, Reino Infantil , todos lá. fizeram fila para a visita. Senti uma paz tremenda. Deus seja glorificado. Sei que esses dias são de cura e aprendizado. O Senhor tem planos tremendos para as nossas vidas, para todos que vivenciam esse momento. Vidas estão sendo tocadas.Rachel de 2010, nunca se esqueça disso. sei que vc mudou muito. sei que estás vivendo com mais maturidade , amor e sentindo a presença do Senhor. Trabalhe na obra com afinco. Esse é o grande tesouro. Vidas salvas. O amor do senhor sendo espalhado nessa terra. Boa noite! amanhã teremos uma nova tomografia e boas notícias. Um milagre está acontecendo! Vc sabe! Sei que o Victor está aí ao seu lado! então diga e repita que nós amamos ele.
nesse momento que escrevo isso, o telefone tocou . Raimundinho dando notícias que o Victor abriu os olhos, mexeu os pés e apertou a mão de Raissa. O milagre acontecendo! Senhor tu és fiel!
Deus seja louvado!