sábado, 26 de outubro de 2013

Tempo de Agradecer, por Victor Azulay

Tempo de agradecer, por Victor Azulay

No ano de 2012, o planeta aguardava por um suposto fato que aconteceria na segunda metade do mês de dezembro: o fim do mundo. Obviamente, isso não aconteceu. E foi para nossa felicidade e de toda a civilização. Mas, e se isso realmente acontecesse? Será que teríamos a oportunidade de agradecer por cada instante de alegria, cada conquista e cada vitória até aquele último momento?
Chegou o tempo de ser grato pelas bênçãos e dádivas cedidas pelo Santíssimo Pai Todo Poderoso. Belas coisas acontecem quando oramos e outras, mais maravilhosas ainda, quando aprendemos a agradecer por elas.
Na Bíblia, o evangelho de Lucas nos conta que haviam dez homens que tinham uma doença de pele chamada lepra. Essa doença, por ser contagiosa, causava muito medo às outras pessoas, e estes viviam excluídos de todo o resto da sociedade, pois as outras pessoas não queriam pegá-la e então mandaram que aqueles homens morassem sozinhos fora da cidade. Eles não podiam visitar seus amigos, nem sua família.
Certo dia, Jesus estava viajando e os leprosos souberam que Ele ia passar por ali. Eles ficaram de longe, pois não podiam se aproximar e gritaram: “Jesus! Jesus!”. Ele sabia que estavam doentes.
Disse então: “Vão ao templo e mostrem a pele ao sacerdote”.
Então os dez homens começaram a andar em direção à cidade e, enquanto andavam, perceberam que estavam curados. A pele estava limpa. Os homens curados foram embora. Todos, exceto um.
Este homem parou, deu meia volta e retornou a Jesus. Ele louvou a Deus e ajoelhou-se aos pés de Jesus, agradecendo por tê-lo curado.
Jesus perguntou-lhe: "Onde estão os outros nove?" Não consta que ele tenha respondido pelos nove ou que os tenha acusado. Mas, que permaneceu adorando, aos pés do Mestre com toda intensidade do seu ser. Suas lágrimas, também foram de compaixão pelos que se foram sem a salvação.
Este texto nos fala que, por mais que Deus responda as nossas orações presenteando-nos com as mais belas bênçãos, apenas poucas pessoas se lembram de agradecer-lhe.
Tomemos o exemplo de Nick Vujicic. É coach e palestrante cristão e roda o mundo todo pregando o evangelho e uma importante lição de fé e superação. O californiano, que nasceu sem braços nem pernas, mostra que não é necessário nenhum membro para fazer o que faz. Em um de seus muitos vídeos na internet, Nick expressa um de seus maiores desejos: abraçar alguém querido. Mas, infelizmente as suas características físicas não permitem.
Bem... eu posso abraçar alguém, eu tenho os dois braços (embora um deles não funcione tão bem ainda). Eu não estou tentando me vangloriar nem muito menos contar vantagem frente ao exemplo dele. Mas, quero mostrar que sou grato por cada capacidade física que Deus me deu. Vejamos, tenho dois olhos: Embora um não funcione tão bem, o outro dá conta do recado. Vou ficar me lamentando a Deus pela falta de compaixão comigo? Não. Louvo por conseguir enxergar um pouco (sempre mais a cada dia). O mesmo posso dizer da minha audição: tenho dois ouvidos, mas um deles funciona com apenas 5%. Porém, não tenho do que me queixar jamais. O mesmo posso dizer da minha fala: não é totalmente inteligível mas posso me comunicar.
Como viram, tenho limitações, mas aprendi a agradecer por cada dádiva de superação que me é concedida. Então, o que acha de agradecer também?

"Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo;
anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade.”
Salmos 92:1-2

Amém
Um forte abraço

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Planos Perfeitos, por Victor Azulay - testemunho

Planos Perfeitos, por Victor Azulay
Vou contar uma história que talvez pareça um pouco longa, mas tem um objetivo:
Bem, tudo começou com um estalo. Foi o que me fez acordar na madrugada entre os dias 3 e 4 de outubro do ano de 2009. Aquela sensação de calor me fez despertar e ir para o chuveiro tentar “esfriar a cabeça”. Naquela hora tudo pareceu rodar em minha volta, então voltei para o quarto. Foi aí que tive a minha primeira queda. Naquele momento desconfiei que havia alguma coisa errada, algo estava acontecendo, precisava dar um jeito de sair dali e pedir ajuda. Orei e pedi a Deus forças pra me levantar. Então, de um salto fiquei de pé, me vesti, pois sabia que tinha que ir para o hospital e não podia ir sem roupas (uma vaidade que por pouco não me custou a vida). Girei a chave na fechadura e já comecei a gritar por socorro o mais alto que podia porque os meus pais dormiam em um quarto acima do meu. Subi os dois lances da escada e quando olhei a silhueta do meu pai sabia que não precisava mais me preocupar. Desmaiei e a partir daí lembro-me apenas de flashes; alguém me carregando para o sofá da sala, alguém dando um telefonema, alguém me levando para o carro, eu no colo da minha mãe, ela me dizendo que tudo ia ficar bem, e eu chegando à emergência do hospital e sendo atendido. Desde então não tenho mais memórias. Dormi um sono profundo com muitos sonhos esquisitos e acordei somente alguns dias depois na unidade semi-intensiva.
O resumo de tudo fora que eu tive um AVC hemorrágico no tronco encefálico causado por uma má formação arteriovenosa (MAV), estava em um quarto do hospital e tudo estava correndo o mais rápido do que prevíamos. Deveria passar um mês internado e passei apenas 17 dias. Tudo por causa do amor incondicional de Deus e dos seus Planos Perfeitos.
A minha chegada em casa e a nova adaptação não foram fáceis, mas em apenas 6 meses estava (quase) totalmente reabilitado. Andava, falava e comia com desenvoltura.
Mas aquele problema com a MAV ainda não havia sido solucionado. Minha cabeça era como uma “bomba relógio” pronta pra explodir a qualquer instante. E aquele milagre ainda não havia sido totalmente concluído.
Alguns dias depois decidimos que iriamos realizar um procedimento em São Paulo chamado embolização. Lembro-me perfeitamente de minutos antes do meu embarque no aeroporto, antes de sair de casa, quando me veio a impressão de que demoraria pra ver aquela casa novamente. Uma saudade enorme já me veio no peito. Mas o meu embarque aconteceu e alguns dias se passaram e tudo corria bem até aquela madrugada antes do dia da embolização, quando tive um sonho estranho: Uma ponta de grafite furava a pele do meu cotovelo e quebrava-se em vários pedaços. (Mais tarde foram ver as imagens do que havia acontecido e notaram a presença de um pequeno objeto, idêntico a uma ponta de grafite).
Voltando, tudo corria bem na cirurgia, quando na saída do cateter, um pequeno pedaço da ponta ficou preso e se rompeu, causando um novo sangramento bem maior do que já havia acontecido anteriormente.
Tive um novo AVC, com sequelas bem mais severas do que o primeiro, que me deixou em coma por dois meses e meio e despertando em síndrome Lockedin ou síndrome do encarceramento, ou seja, não movia um músculo sequer do corpo, com exceção da pálpebra direita que me possibilitava me comunicar com o movimento do olho.
Algum tempo depois retornei para o Maranhão ainda na UTI. E na minha chegada em São luis já estava completamente acordado e lúcido. Passei quatro meses ainda internado e recebi alta do hospital e continuo em home care . Venho me reabilitando, desde então com seções fono e fisioterapêuticas, de terapia ocupacional, viagens para tratamentos e outros complementos terapêuticos.
Até aqui me ajudou o Senhor Jesus Cristo! Benditos são seus Planos Perfeitos!
Afinal todos têm direito aos Planos perfeitos de Deus e seus resultados. Cada homem, cada mulher e cada criança. Todos, sem exceção. Até mesmo a criatura mais repugnante (aos olhos dos homens, é claro!) tem direito ao melhor que Deus tem a oferecer. E nós não temos noção do tamanho da compaixão e do amor divino e nem a dimensão dos planos que Ele tem pra cada um.
Porém, cada um tem direito a escolher se deseja seguir realmente os planos que Deus traçou. É o chamado livre arbítrio, ou seja, há possibilidade de optar e fazer escolhas sobre determinados assuntos.
Cada indivíduo tem o direito de escolhe se quer seguir o Plano de Deus na sua vida, colhendo os frutos dessa opção.
Mas, pode ser que, escolhendo esse caminho, possamos nos deparar com problemas e outros fatores que nos desencorajem a prosseguir. Pode parecer que escolhendo seguir os planos de Deus seja a pior opção (experiência própria, acredite!). Apenas continuem no caminho que você verá os bons resultados. Acho que o antigo e popular ditado “Deus escreve certo por linhas tortas” poderia ser encaixado aqui, mas como eu já disse anteriormente apenas tenha paciência e espere pelos bons frutos. Eles, com certeza, virão. Afinal “após a tempestade, sempre vem a bonança”.
Bem, voltando ao assunto do livre arbítrio, algumas noites antes da minha viagem para São Paulo, ajoelhei-me no meu quarto e entreguei a minha vida a Deus e disse “Eis-me aqui. Usa-me como vaso nas mãos do oleiro e faz a tua vontade na minha vida”. Algum tempo depois dessa oração escrevi a seguinte música, movida por inspiração divina, acredito:
“Em toda a minha vida, em tudo o que vivi, em todas as escolhas, em tudo o que há em mim, sempre te pedi em minhas orações, todos os meus anseios, ilusões. Pois só os teus planos, são planos perfeitos.
Nada mais é preto e branco, tons de cinza e mistério. Mas, sempre aceito os teus planos perfeitos.
 Diante dos meus olhos, caminhos a seguir. Tenho que escolher, sem fugir. Tenho que aceitar e o que ficará, em meio à confusão, vai passar. Bem devagar, tudo vai passar.
Essa música fala que não importam quais sejam os meus planos e as minhas escolhas, os Planos de Deus sempre se sobressairão. Mesmo que nada seja mais tão definido como antes (“preto no branco”), mesmo que naquela época, tudo parecesse ainda turvo e desfocado, ainda assim aceito os planos que Deus tem pra minha vida.
E depois vi que mesmo com todo aquele clima de tensão e de susto, tudo estava nas mãos de Deus, anteriormente planejado, afinal o que teria significado aquele pressentimento naquela noite, antes do meu embarque, ou a música que escrevi ou até mesmo, o sonho que tive na véspera?
De coração, realmente desejo que você também descubra quais são os planos que Deus tem pra sua vida, para que você desfrute das bênçãos e dádivas que Ele quer te oferecer. Pois, como eu já disse, certamente serão muito melhores do que podemos imaginar. Amém.
Um forte abraço.


domingo, 20 de outubro de 2013

Aprendendo a ter Uma Vida Sem Limites

Um domingo inesquecível  ao lado de um dos maiores evangelistas da atualidades. Nick Vujicic, um verdadeiro embaixados do Reino dos Céus. Obrigada, Nick, por deixar-se ser usado tão maravilhosamente por Deus! Você é um gigante!



Thanks Brother! God Bless You!

Nick Vuijicic e Ana Paula Valadão como tradutora em Igreja Batista Lagoinha e Igreja Batista Central.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aplicação de Botox


Hoje fomos ao Hospital Mater Dei onde a simpatissísima Dra. Rachael Brant (recomendo) fez aplicações de Toxina Botulínica (BOTOX) nos musculos da perna e braço esquerdo do Victor. O efeito acontece entre 5 a 2 semanas resultando no relxamento de músculos hipertônicos que estão fazem o pé e a mão ficarem rigidos e em posição inadequada para função, como por exemplo impedem o Victor de pisar corretamente. Aliado à fisioterapia e terapia ocupacional, se pretende possibilitar que o Victor ponha o pé no chão naturalmente e que a mão também consiga abrir com facilidade. Esse procedimento é bem caro. A partir de 2.000 reais, mas pode-se conseguir as ampolas pelo SUS e pagar apenas pela aplicação em consultório por cerca de 400 reais. Mas tanto a aplicação feita pela Dra. Rachael quanto o pedido das ampolas foram feitos no Hospital pelo convênio Bradesco Saúde. Mas uma porta aberta pelo nosso Bom Deus!






Apreciando a Magia de Escher no Palácio das Artes BH










Victor na Prosense em outubro de 2013




Surpresa dos amigos da Igreja

A campanha continua - por Rebeca Azulay

Amigos, hoje Deus colocou em meu coração a vontade de iniciar uma CAMPANHA DE ORAÇÃO pelo meu sobrinho Victor Azulay Leite, e o que veio em meu pensamento foi fazer uma oração por ele todas as vezes que formos almoçar, das 12h as 14h estaremos todos em oração pela sua cura total! Sabemos das dificuldades físicas e financeiras que ele e sua família vem enfrentando na busca pela reabilitação, já são 3 meses longe de casa e ainda faltam mais 3 meses! Estão na metade dessa jornada e nós podemos ajudar! acredito que essa corrente de oração será tão vitoriosa quanto a que fizemos no 1o AVC, quando a recuperação foi completa. Nosso Deus é um Deus de milagres. eu acredito na cura total e vc? topa?



Victor em BH por Victor

Vou espocar de comer pão de queijo e doce de leite! ( O retorno/ parte 1)
desculpem não ter colocado notícias assim que cheguei, tava em "exilío social" meio forçado... Então, depois de uma viagem de avião não muito confortável e não muito divertida, cheguei em BH aproximadamente às 20:30h e logo fui recebido pelos homens de macacão azul do home care e fui para o flat Champagnat como de costume, descansar. Aqui em BH tá fazendo muitooooooooo frio! Na manhã seguinte tomei um café da manhã daqueles bem variado e bem farto. e depois descansamos bastante até de noite. Na manhã seguinte fomos para o primeiro dia de fisioterapia e fomos muito bem recebidos como sempre pela Dra. Michelle Coutinho, e suei a camisa ( mentira, aqui tá tão frio que não dá pra suar... kkkkk) bastante. Na terça feira fomos atrás do nosso novo apartamento, onde vamos passar os próximos 5 meses. O nome do prédio é Skyline, só por curiosidade. Então está tudo perfeito por aqui. Mais detalhes sobre a nossa vida por aqui, aguardem por mais notícias . Cambio e desligo.

Vou espocar de comer pão de queijo e doce de leite ( o retorno/ parte 2)
O meu momento offline terminou, depois de uma semana sem internet e sem atualizar o face voltei com força total e mais novidades.
Lar doce lar: a minha nova casa na capital mineira fica no edifício skyline, bem perto da clínica, ou seja bem perto do hotel. A rotina da minha semana tem sido basicamente a mesma já tem um tempinho, acordo às 6 horas, tomo banho, me arrumo , tomo café e vou pra clínica. Vamos todos a pé ( só eu que vou sentado mesmo kkkkkk) . Nem preciso dizer o que faço lá na clínica, só tenho a dizer que a Capitã Coutinho pega pesado comigo lá. À tarde almoço e descanso quase o período todo. No fim da tarde costumamos sair pra algum passeio relacionado com o nosso lazer afinal ninguém é de ferro e 5 meses não são brincadeira.
Aqui em BH a casa ultimamente tem estado cheia, eu, minha mãe e meu pai, minha irmã, minha vó e o técnico de enfermagem. Mas por curto período, já que meu pai e minha irmã voltam para a ilha amanhã.e a minha vó e minha mãe ficam por aqui comigo.
Mais novidades eu vou escrevendo aos poucos por aqui.



Câmbio e desligo.
Vou espocar de comer pão de queijo e doce de leite (o retorno/ parte 3)
Mais novidades: pois nem só de reabilitação motora viverá o homem! kkkkkk. Junto da inenarrável ( nossa! peguei essa palavra de algum dicionário de 1800 e bolinha...kkkkk) prasença, companhia de Dona Doly ( Dona Dolores/ ex dona Conça), além da clínica há outros lugares que eu também visito pra me divertir: já visitamos o shopping Patio Savassi, passeamos no mercado central pra comprar produtos regionais, (amigos ludovicenses, aguardem os presentes) jantamos na Villa Árabe, conhecemos a tal mulher mangaba (KKKKk)) mas prefiro não entrar em detalhes..., sem falar das sessões de Coach que estou fazendo para acompanhar a reabilitação e estipular novas metas e ah! já falei que vou espocar doce de leite e pão de queijo?
e assim vou vivendo aqui em BH. mais vou colocando aos poucos por aqui!
Cambio e deligo


Vou espocar de comer doce de leite e pão de queijo (parte 5)
Estilo de vida mineiro: De manhã cedo tomamos um delicioso e sortido café da manhã, vou três vezes por semana para a clínica Pro-sense me encontrar com a capitã Coutinho kkkkk, almoço, descanço e faço vários exercícios a tarde e janto um monte de "brebotes" (Besteiras comestíveis, segundo dona Dolores) kkkkk Depois vejo a novela e vou dormir para recomeçar um novo dia. No final de semana posso ir a um passeio no Pátio Savassi visitar a minha livraria favorita e no meu restaurante japonês predileto kkkkk Posso ir a um delicioso Festival de Jazz na Praça da Liberdade, ou simplesmente ficar doido quando o Cruzeiro vence uma partida ou o Galo perde... kkkk Até parece que eu gosto de futebol...
Câmbio e desligo.



Vou ESTOURAR de comer doce de leite e pão de queijo! (Parte 6)´




MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL = CONHECER A BEYONCÉ PESSOALMENTE:
Tudo começou em julho quando meu pai olhou no jornal um anúncio de que haveria um show da "Baioncé"kkkk, e eu coloquei na cabeça a ideia fixa de que eu não perderia... Vejamos kkkk. Quando setembro chegou mandamos uma mensagem para o "super Ronan" para saber se era possível a essa altura conseguir um par de ingressos para o show no Mineirão, mas infelizmente era meio impossível... O dia do show chegou e eu acordei com aquela esperança de que a minha sorte poderia mudar, descemos para tomar um táxi para ir a clínica da tia Alê, e com o único objetivo de fazer graça, eu virei para o taxista e contei o meu desejo, pois tinha certeza de que ele seria uma das últimas pessoas que poderia atende-lo. " Aí você conhece a Beyoncé, vai ter um show dela hoje á noite. Eu queria demais ir!" Ele respondeu "Não conheço, mas se você quiser a gente pode ir ao hotel dela e conversar com ela. Quem sabe ela não consegue te dar ingresso de última hora2" Conversando ele nos contou que ela estaria hospedada no hotel Ouro Minas, na avenida Cristiano Machado. Depois da sessão fomos ao hotel e nos informamos de que ela chegaria em cima da hora do show, então combinamos de voltar no final da tarde para tentar e´=onomos para casa, almoçamos, descansamos e nos =arrumamos para segunda fase da jornada kkkkk A noite então chegou chegamos ao hotel com câmera na mão e tudo mais (Nossa tenho até vergonha de falar isso kkkk). Ficamos passeando pelo hotel, fazendo hora até a hora da diva chegar, foi quando ficamos sabendo da bomba: a Beyoncé viria de helicóptero da Bahia direto para o Mineirão e apenas o pessoal da produção ficaria hospedado no hotel. E os maranhenses lá, com a câmera na mão, esperando a Beyoncé. Muito bem, só pra fazer vergonha na terra alheia...kkkk Mas eu ainda te pego de jeito, Beyoncé! Um dia a encontro com você! Muahahahah Um dia ainda encontro com você! Muahahahah kkkkkk

Câmbio e desligo.


Vou ESTOURAR de comer doce de leite e pão de queijo! (Parte 7)

Estou com preguiça de escrever



Vou estourar de comer doce de leite e pão de queijo! (parte 8)
Desculpem a demora em escrever algo que realmente prestasse, mas acho que a Beyoncé deve ter me consumido por inteiro kkkkkkkkk vou cntar algumas coisas que andei fazendo por aqui desde que parei de escrever:
bem, visitei o bairro do Belvedere( o bairro mais fino de BH) , as igrejas da Lagoinha ( a TOP das TOPs kkkkkkk), a do núcleo São Bento e a Igreja Batista Central do bairro luxemburgo. Não posso deixar de falar do nosso citytour pela cidade histórica de Sabará, com um pequeno patrimônio cultural etc. não sou muito bom de fazer propaganda kkkkk só sei que que visitamos uma igreja rococó com obras de aleijadinho e passei que numa padaria tradicional e compramos um doce maravilhoso por lá chamado Marta Rocha kkkkkk, um pouco mais recentes foram minha visita a exposição surrealista A magia de Escher no Palácio das Artes, ao Shopping Diamond mall, ao Pátio Savassi ( porque gente fina vai em local fino kkkkkkkk). vale lembrar que a algumas semanas a minha avó, a conhecida dona Dolores kkkkk, voltou para são Luis e meu brother Marcio JR veio passar esses dias comigo, mas já vai retornar amanhã mesmo e minha avó volta pra ficar até o fim do ano conosco. Então viveremos pulando, cantando e vivendo felizes para sempre. 
CÂMBIO E DESLIGO ( gente doida é assim mesmo, liga não kkkkkkk)