segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O que é MAV ?

Algumas pessoas me perguntaram o que é MAV
o texto abaixo retirei de uma comunidade no orkut com esse nome


A MAV - Mal-Formação Artério-Venosa (Arterio-Venous Malformation, AVM) consiste em um conjunto de vasos sanguíneos anormais no cérebro, que recebem sangue arterial com alta pressão, com aproximadamente 4% de risco anual de sangramento.

Formada ainda no primeiro trimestre de gestação, muitas vezes está associada a outras mal formações.

O tratamento pode ser cirúrgico, embolização ou radioterapia, dependendo do tamanho, da profundidade, da nutrição e drenagem.

Na medicina, é uma especialidade da neurocirurgia vascular.

Há portadores que são assintomáticos e só descobrem quando há um sangramento ou em "achados de exame", sendo que a angio-ressonância e a arteriografia (angiografia), são os exames que podem estabelecer o diagnóstico, mas devem ter seus riscos bem avaliados.

8 comentários:

  1. Ola estou vendo a luta de vcs e estou torcendo muito.

    Eu operei de mav em setembro 2008 fiz uma craniotomia , antes fiz uma embolização e depois uma angiografia. Agora tenho uma MAV residual.

    Muita fé que vcs iram conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro amigo tenho uma filha de 14 anos. Tem mav descoberta somente aos 13 anos. Fez sua terceira cirurgia
    em Itaperuna passa bemfará quarta daqui á 6 meses e passa bem...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 13 anos fiz uma cirurgia de MAV no cerebelo dia 14 de dezembro de 2010,e outra no dia 15 por causa de um sangramento no local.Faço exames de rotina,e ainda tenho MAV residual continuo com cequélas.

    ResponderExcluir
  4. Morgana Bezerra
    Tenho MAV, descobri aos 21 anos depois que tive uma convulsão, depois disso fiz uma ressonância e descobri, meu médico disse que é arriscado eu fazer uma cirurgia devido ser grande e estar num lugar arriscado.
    Já fiz uma angiografia, 2 embolização e agora vou fazer outra angiografia para ver se vai precisar fazer mais uma embolização, espero que não.
    Tenho muita fé que tudo vai dar certo, pra todos nós..

    ResponderExcluir
  5. em 2008 quando eu tinha 12 anos fui diaginosticada com um avch, causa genetica, fiz 2 cirurgia uma na unicamp p drenar o sangue depois de 1 mes e meio fui p o hospital albert einstein e fiz outra cirgia p corrigir outras veias q poderiam se romper nessa cirurgia foi utilizado um material p fecar o cranio q meu organismo regeito,fui p puc p corrigir essse problema e la me diaginosticaram com a MAV

    ResponderExcluir
  6. Meu Nome é Andréa e Deus fez um milagre em minha vida!!! Tem 20 dias que operei de uma MAV no hospital Benef. Portuguesa- SP com o Dr. Evandro de Oliveira e equipe, quem tiver MAV procure esta equipe de Deus, ele foi um anjo em minha vida mandado por Deus!!A equipe é DR. Evandro, Dr.Feres e Dr. Mateus estou muito bem Graças a misericórdia e Fidelidade de Deus!!! Nao tive sequelas somente a visão ainda não é a mesma mas esta voltando ao normal a cada dia!!! Quem precisar de mais informacao e ajuda meu e-mail é maltacardoso@yahoo.com.br Deus pode reverter TUDO, é só vc Crer!!!Que o Senhor seja louvado e o nome de Jesus glorificado! Por tudo demos graças a Deus! ... e não esqueçamos de nem um só dos seus benefícios (Salmo 102 ou 103).

    ResponderExcluir
  7. Rachel o Vitor é um milagre maravilhoso de Deus!!! Vi as fotos até 2013, Glória a Deus!!! Deus abençoe sua família com Graça, força e Fé!!! Edificou minha vida !!! Deus é com vcs por toda eternidade!!

    ResponderExcluir
  8. Em maio desse ano (2014) tbm tive um AVC por causa de uma MAV. O primeiro hospital que fui me falaram que era estresse e eu fui liberada. Fiquei 4 dias em casa com o pescoço travado, dor, pernas repuxando.Voltei ao hospital, fui atendida por uma médica atenciosa que me encaminhou para o neuro. La fizeram uma tomografia e viu que havia um sangramento. Depois da angiografia que fiz no dia seguinte, observou-se a MAV. Fiz uma embolização. Ao total, foram 28 dias internada. O medico disse que tinha 25% de chance de sobreviver e mesmo assim, poderia ficar com sequelas por causa do local da MAV. Deus teve compaixão e preservou a minha vida. A minha visão periferica, que havia perdido depois da embo ja voltou, a memoria tbm voltou (a memoria recente havia sido afetada/ confundia nomes como : pai e tio, ele e ela, masculino e feminino. Tdo esta bem ..graças Deus. Ainda vou fazer uma radiocirurgia esse mês, mas ja sei que Deus eh comigo e a vitoria é certa em nome de Jesus.

    ResponderExcluir

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!