sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Doação de órgãos

Doação
Muitas vezes o transplante de órgãos é a única saída para um pessoa sobreviver: Com o desenvolvimento da ciência, a maioria dos transplantes marca o reinicio de uma vida normal e saudável. São histórias de sucesso que só são possíveis de acontecer graças a solidariedade dos doadores, que entendem que doar órgãos é doar vida...

Informe sua família Doar órgãos é um gesto de extrema generosidade. É permitir que a vida continue viva em outra pessoa, quando ela deixar de pulsar em seu corpo. Para que você participe deste milagre é preciso informar à sua família. Converse com seus país, seus filhos, com seus tios, primos e com seus amigos. Fale com todos. Esclareça que se alguma fatalidade acontecer com você, que seus órgão sejam doados para outra pessoa. Para que a vida permaneça viva, diga à sua família que você é um doador, que você é fonte de vida

Doação de Córnea
A doação de Córnea só pode ser feita após a morte. Basta comunicar a sua família o seu desejo de ser doador. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é preciso que algumas pessoas da sua família saibam da sua decisão. A família é responsável pela realização deste seu último desejo. A doação só se concretiza após a família fazer a autorização por escrito.A morte pode ser por acidente, encefálica ou natural, desde que não ultrapasse 6 horas após o falecimento.

Transplante de Córnea
O transplante de Córnea só é realizado a partir da doação da córnea pela família do doador cadáver. A Córnea pode ser retirada até seis horas após o falecimento do doador. A cirurgia não causa nenhum efeito estético indesejável com o doador. A lista é coordenada pelo MG Transplante - Sul. No transplante, mantêm-se sigilo sobre a identidade do doador e do receptor.

Para lembrar de mim
"Dê meus olhos ao homem que nunca viu o sol nascer, nem o rosto de uma criança ou o amor nos olhos de uma mulher... Dê meu coração a uma pessoa cujo coração nada lhe deu, a não ser dias de desespero, angústia e dor... Dê meus rins a alguém que depende de uma máquina para continuar sua existência aqui nesta terra... Tome meus ossos, cada músculo, cada fibra e nervo do meu corpo e encontre um jeito de fazer andar uma criança que nunca andou... E se tiverem que queimar algo meu, deixe que sejam meus pecados, minhas omissões, minhas faltas, minhas fraquezas... E, se por acaso, quiserem lembrar de mim, faça isso através de um gesto gentil, ou uma palavra de amor a alguém que necessite de você... Se você fizer tudo isso que pedi certamente terei feito na minha morte o que não fiz em toda a minha vida..." Doador Anônimo

Um comentário:

  1. Quer ser doador de órgãos, mas não sabe o que é preciso fazer para garantir que a sua vontade seja respeitada? O que diz a Lei brasileira de transplante atualmente? Saiba isso e muito mais fazendo as suas perguntas diretamente para o Ministério da Saúde, através do http://www.formspring.me/minsaude.
    Participe!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!