sábado, 25 de setembro de 2010

conselho para os familiares de vítimas de AVC

(copiado de uma comunidade do orkut)

Primeiro, entenda que o sobrevivente de derrame não se tornou um incapaz. Ele apenas está doente. Segundo, esteja certo de que o paciente está tentando fazer as tarefas propostas, apenas não no nível de habilidade nem no tempo de quem as propõe. Portanto, não avalie sua capacidade cognitiva pela velocidade com que ele responde. Fale com ele diretamente em vez de falar sobre ele com os outros, como se ele não estivesse ali. Incentive-o a aprender constantemente, mesmo que leve vinte anos. Ao propor um desafio ou tarefa, fragmente todas as ações em pequenos passos e esclareça ao paciente qual é o próximo, para que ele possa saber que objetivo está perseguindo. Formule questões de múltipla escolha em vez de perguntas cujas respostas sejam sim ou não. Elas estimulam o cérebro a trabalhar. E dê-lhe tempo para procurar a resposta em vez de completar suas frases. Comemore todos os pequenos avanços na recuperação, porque eles são a inspiração para conquistas maiores. Sobretudo, ame-o pelo que ele é hoje.


A afirmação de que seis meses é o prazo máximo para uma vítima de derrame recuperar determinada habilidade está totalmente errada. Os seis primeiros meses são os melhores, mas vi meu cérebro se recuperar durante oito anos ( depoimento de uma vítima ). Já ouvi pacientes dizer, quinze anos depois do derrame, que estavam readquirindo movimentos. Além do mais, já se sabe que, após o derrame, algumas células cerebrais que sofreram o trauma interrompem suas conexões com outras células e ficam num estado de dormência, mas não estão mortas. As células que morrem são aquelas que entram em contato direto com o sangue do derrame. Os grupos de células que ficam adormecidas isolam-se para se proteger. Com o tempo, conforme aumentamos a estimulação, eles podem crescer, conectar-se à rede e voltar a funcionar. Isso sem falar na capacidade de adaptação das células cerebrais. Quando as células responsáveis por uma tarefa não podem mais realizá-la, passam a contar com a colaboração de outros grupos de células, desenvolvendo novas habilidades e compensando aquela que foi perdida. Quando se perde um dos sentidos, os outros tendem a ficar mais aguçados.

Nos últimos dez anos, houve duas grandes contribuições científicas à crença na capacidade de recuperação constante do cérebro. A primeira vem do conceito de neuroplasticidade, em que o cérebro altera suas conexões conforme o tipo de estímulo. Antes, pensava-se que a estrutura do cérebro era definida na primeira infância, e não mudava. A segunda vem da descoberta de que novos neurônios crescem em locais estratégicos. Um exemplo: um alcoólatra de longa data pára de beber. Depois de três meses, novos neurônios começam a crescer no hipocampo, a parte do cérebro responsável por armazenar memórias recentes. Assim, ele terá um grande estímulo à aprendizagem. Até dez anos atrás, tínhamos como certo que não se formavam novos neurônios

6 comentários:

  1. ola! sofri avc com 47 anos, não fumava, não bebia, malhava e corria 4 kilometros todos os dias.fiquei internado por uma semana, com o lado esquerdo do corpo totalmente paralizado... hoje 3 anos depois dou glorias a Deus, tenho praticamente 95 por cento do meu corpo normal. Uma dica que posso passar é nunca desanimar, acreditar sempre pq nosso corpo é capaz de coisas incrivel e muita mais muita mas muita mesmo fisioterapia. Sou uma prova viva que tem como se recuperar de um avc.
    DETALHE : Como fiquei sem amigos, mulher me abandonou, filhos me largaram e sem dinheiro... conheci uma fisioterapeuta e peguei todas as dicas com ela e fiz sozinho toda a sequençia de fisioterapia e hoje quase todo recuperado. Deixo um forte abraço para vc victor e acredita naquele lá decima que vc supera. fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai sofreu um enfarto seguido de um AVC e hoje fazem 118 dias. Os médicos dizem que as sequelas são irreversíveis pois ele ficou cerca de 20 minutos em parada cardio respiratória. Mas cremos no Deus de milagres e ele já tem apresentado melhoras significativas como sorrir por exemplo. Ainda estamos perdidos com a situação e é bom poder encontrar alguém pra compartilhar. fk na paz dos Senhor Jesus. Daniela Robles

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe sofreu um AVC logo após completar 73 anos. Hoje fazem 3 meses que isso aconteceu. Ela permaneceu lúcida, mas ficou paralisada do lado esquerdo do corpo. Está fazendo fisioterapia 5 vezes por semana desde a segunda semana após deixar o hospital. Hoje ela já faz poucos movimentos com a perna, pé e mão esquerda. Fica a maior parte do tempo deitada, mas o pior é a impressão que ela tem o dia inteiro de ter vontade de evacuar e não consegue. Isso a deixa nervosa e exausta, além de cansar demais quem cuida dela, pois ela pede para leva-lá ao banheiro pelo menos umas 5 vezes ao dia. Mas eu e minha família temos fé que Deus vai cura-lá e tudo isso vai passar logo. Um abraço, Naty, SC.

    ResponderExcluir
  4. ola pessoal pois estou passando por esse problema com meu sogro mas tenho muita fe no meu senhor jesus um grande milagre ele vai fazer na vida dele eu creio

    ResponderExcluir
  5. DEUS é inabalável do impossivel capaz de curar as cicatrizes da alma , tenha fé e seja forte

    Leandro Rahd face tamo ai eh nois fé em Deus , ,,

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Catia, tenho 48 anos, moro em são bernardo do campo e tive um avc isquêmico de tronco em 24.01.14.

    Era cerca de duas horas da manhã quando acordei com uma vontade enorme de urinar - o que não é normal. Levantei e verifiquei que estava tudo rodando. Dorminhoca como sou, fui ao banheiro, urinei e voltei para a cama pensando que era sono.

    Sete e meia da manhã, fui levantar e estava tudo rodando. Liguei para meu marido que já tinha saído trabalhar e falei que não estava conseguindo ficar em pé. Rapidamente ele veio para casa e fomos para o hospital. 

    Lá a médica mediu minha pressão - que estava 12x8 - normal e disse para meu marido que provavelmente era enxaqueca ou labirintite. Eu falei para ela que não era nenhum dos dois pois eu conhecia bem os sintomas das duas e o que estava acontecendo comigo era diferente, além de ter que ficar com um olho tapado para não rodar mais ainda. Tudo rodava a minha volta, eu estava tendo choques em meu cérebro - parecia que estava vendo clarões a todo instante. Era diferente.

    Ela me mandou para a enfermaria e administraram dramin. Não melhorei. Os clarões e o roda roda não passavam. Ela tentou me mandar para casa mas meu marido disse que não pois eu continuava do mesmo jeito que tinha chegado.

    Já era quatro horas da tarde. Nisso já era outro médico e me mandou fazer uma tomografia.

    Como já era quatro horas da tarde e estava sem comer, mandaram uma refeição para eu comer. Fui fazer a tomografia. Foi quando ele me perguntou se havia comido. Confirmei e foi quando ele me disse que não poderia fazer a tomografia com contraste pois havia acabado de comer ...Fiz a tomografia sem contraste. Resultado : nada ! E os choques no cérebro ocorrendo e o roda roda sem parar...

    Resolveram internar. Nisso já era seis horas da tarde.

    Família toda vindo ver o que aconteceu. Foi aí que minha filha olhou para mim e disse : "Você está vesga!". Chamaram a enfermeira que olhou e disse que iria passar para o médico.
    Por volta das nove da noite o médico veio e examinou e assim começaram uma série de exames que culminaram na segunda-feira de manha - dois dias e meio depois - descobrirem que era um AVC. 

    Como estou hoje ? Apesar de ser um AVC de tronco - que conforme os médicos - é um  dos mais graves, eu fiquei com duas sequelas : perdi o campo direito do olho - não consigo enxergar o lado direito e quando olho para o lado direito enxergo duplo e ainda quando ando dá uma certa tontura, tendo que me segurar em algum lugar para não cair.
    Faço acompanhamento com neurologista todo mês Dr. Orildo da clinica Comesb, Dra. Davimar – hematologista, Dra.Ana – médica ortoptica da Clinica Baptista da Luz, Dr. Daniel e Dra. Renata – fisiatra e fisioterapeuta da Fisiokinesis.

    A todos agradeço de coração!

    Ainda não voltei a trabalhar porque passei mal novamente. Algumas vezes fico com tonturas mais fortes e tenho que me segurar para não cair e de vez em quando fico com uma tristeza que não sei de onde vem, mas tenho ciência que não posso ficar triste pois eu tive muita sorte graças a Deus !

    ResponderExcluir

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!