sábado, 25 de setembro de 2010

Locked-in syndrome

Acabei de achar outra referência a síndrome, postada num bloghttp://mentedesperta.com/2009/08/locked-in-syndrome/

Ou em português de camões, síndrome do enclausuramento.

O que é?
Em primeiro lugar, é o tema deste post.

Em segundo lugar, como consequência do primeiro, obviamente, é uma condição rara em que uma pessoa está consciente e com as faculdades mentais perfeitamente preservadas. Contudo, está totalmente paralisada (por acaso não, mas não quero quebrar o efeito dramático desta pequena introdução – já explico). O nome deriva dessa impossibilidade de se mexer ou comunicar com o exterior, como se o corpo fosse uma prisão para a mente.
Bem, pormenores.Quem estiver em hipoglicémia que se fique por aqui.
Continuando…
Causa?(hint: não é o amor)Já uma lesão no tronco cerebral ou um derrame nessa área poderá levar a tal.
Como se pode ver na figura, é no tronco cerebral que se faz a “ligação” entre a medula espinhal e o cérebro. Tendo em conta que todos os sinais de movimento voluntário partem do cérebro e têm de chegar à medula espinhal, se uma lesão no tronco cerebral, que faz a ligação entre os dois, impossibilitar tal passagem, torna-se óbvia a razão da tetraparalisia. A nível cognitivo não existe nenhum declínio e o estado de consciência activa é possível porque não há lesão das áreas superiores encefálicas. Este último pormenor, é o que distingue este síndrome de um estado vegetativo.
As boas notícias é que geralmente, os olhos não são afectados pela paralisia, o que poderá ser o único método que pessoas em tal condição podem comunicar com o meio envolvente. Existe também alguma investigação na aplicação de brain interfaces.
É caso para dizer, “alive and kicking blinking”.
No que respeita ao tratamento, a coisa podia estar melhor. 90% dos afectados com esta condição morre nos primeiros 4 meses; dos que sobrevivem, apenas 5% recuperam motricidade parcial. Geralmente, se a lesão é provocada por um agente específico, como um tumor, é possível submeter o doente a uma intervenção cirúrgica. Contudo, é uma operação de enorme risco porque é também no tronco cerebral que há a regulação dos movimentos respiratórios, do batimento cardíaco, etc. A mais pequena ventania nesta área e acabou-se.
Esta síndrome, apesar de caricata, não é assim tão desconhecida. Para finalizar, dois exemplos nos media onde há referência aqui ao locked-in syndrome.
- Filme: Escafandro e a borboleta – The true story of Elle editor Jean-Dominique Bauby who suffers a stroke and has to live with an almost totally paralyzed body; only his left eye isn’t paralyzed.- Série: House S05E19 – Gregory House is injured in a motorcycle accident in Middletown, NY and finds himself in bed next to a patient suffering from locked in syndrome after a bicycling accident. His attending doctor diagnoses brain death, and suggests transplanting his heart into another patient. House notices the patient following the doctors with his eyes, and is immediately interested in taking up his case

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!