sexta-feira, 9 de julho de 2010

E-mail de Victor para a Família Gusmão

Olá, família!
fiquei devendo essa semana notícias de Victor! Então agora que tal saber por ele mesmo?


“Oi! Sou eu mesmo. E posso dizer que é uma benção poder estar escrevendo esse e-mail pra vocês.
Como vocês devem saber, minha vida mudou completamente depois do dia 04/10. Por volta da meia-noite acordei com uma forte dor de cabeça (quando digo "forte", quero dizer "fortíssima", como se estivesse queimando), fui pro chuveiro pra tentar aliviar a dor. Não adiantou. Sai vendo 'flashes' brancos e já perdendo a força... me vesti com dificuldade e ao tentar abrir a porta do quarto caí no chão, tonto. Orei. Depois de algum tempo consegui abrir a porta do quarto. De repente tive forças pra correr e gritar por ajuda. Subi as escadas, até a metade. E gritei pros meus pais. Meu pai correu pra mim e falou comigo. Quando senti que ele me segurava desmaiei. Acordei vomitando no colo da minha mãe, na sala, no andar de baixo. Falei o que estava sentindo: dor de cabeça forte, e o lado esquerdo do corpo dormente. Ouvi meu pai ligar para meu avô e mamãe ligou para o meu tio, que morava perto. E apaguei novamente. Acordei quando ele chegou e me carregou até o carro. Minha mãe entrou e me colocaram no colo dela.
Quando chegou no hospital, me colocaram numa cadeira de rodas e depois numa maca. Lembro do médico falando alguma coisa comigo e eu tentei responder, mas não conseguia. Aí eu não lembro mais de nada.
Depois lembro contando meus sonhos pra mamãe. Foram muitos sonhos e pesadelos enquanto estava em coma.
Lembro de algumas visitas, algumas conversas com mamãe e papai.
Lembro quando eu perguntei pra mamãe o que eu tive e fiquei assustado, porque eu era muito novo pra ter um AVC
Lembro que tudo rodava. Lembro de quando as campainhas dos equipamentos tocavam atrás de mim.
Lembro de quando fui transferido para o apartamento. Das visitas dos amigos, da família.
Tive fisioterapia e fonoaudiologia no hospital. Tudo que pediam fazia ou pelo menos tentava mandar meu cérebro fazer.
Então recebi alta, vim pra casa, comecei a fazer fisioterapia fonoaudiologia, terapia ocupacional na Espaço Fisio. Tendo que aprender tudo de novo, escrever andar, mexer o lado esquerdo coordenadamente. Mas não esqueci nada. Sei como fazer tudo direito mas o corpo não obedece, o lado esquerdo não obedece.Estou tentando fazer tudo que eu fazia antes. Amanhã eu vou descobrir porque eu tive isso.
Eu tive um AVC, mas... fazer o quê? Estaria triste se estivesse na cama sem poder fazer nada, sem falar... Mas posso falar, posso sair, posso comer, posso me divertir, posso fazer piada de tudo! Aos poucos estou sentindo que estou me recuperando. Isso aos poucos ta me deixando mais calmo, mais satisfeito. Antes estava chateado porque não tava acreditando que isso tava acontecendo comigo, mas agora to vendo que está passando bem rápido e logo vou estar recuperado.
Agora estou dando mais valor pra vida, para as amizades, para as pessoas que me cercam, para cada coisa que eu tenho e sou mais sensível par tudo, penso mais antes de fazer, antes de agir, antes de falar. Sou mais cuidadoso, mais atencioso, mais sensível.
Mando um abraço pra todos, agradecendo as orações e a preocupação. Quando estiver 100% vou aí dar um abraço pessoalmente e mostrar minha recuperação.
E é isso!
Victor “




Victor,
Fiquei muito feliz em ler seu e-mail. Graças a esta experiência sofrida, estamos conhecendo seu talento para escrever. Não podemos apagar o que aconteceu. Nem o tempo poderá apagar; o tempo não apaga, só adormece. Se apagasse, apagaria nossa história e, como somos nossas histórias...
Como disse no início deste e-mail, fiquei muito feliz porque de tudo que li, senti que você não perdeu o "conhecimento dos sentidos". E, é isto o que nos faz ser um ser único e singular.
Se o lado esquerdo do seu corpo ainda não está¡ respondendo como antes, a mente com certeza está se superando. Foi o que senti em sua mensagem!!!
Na vida de todos nós, todos os dias, perdemos e ganhamos. Cada vez mais na vida, percebo que a fórmula (se é que podemos nominar assim) da felicidade, é focar nos ganhos sem fugir das perdas, pois elas fazem parte deste binômio gerador deste gostosa sensação a que chamamos "felicidade".
Você está reaprendendo não só os movimentos, mas a vida. Pelo que li você está construindo novas metas identificadas a esta passageira realidade. Poucas pessoas têm esta chance. A maioria das pessoas passam pela vida sem conseguir reaprendê-la (muitas vezes me sinto entre elas, mas quando isto acontece tenho tentado mudar o rumo da prosa) rsrsrs.
Você está vivo! Sua mente está saudável e ávida por ser reativada! Você é um todo, alguma limitações que está vivendo são apenas parte deste todo.
Avante Vitor!!! A torcida Gusmão Footbal Club está vibrando com cada "gool" e a cada bela jogada sua, neste momento de vida.
Com carinho,
Tia Veronica

"Não sabia ser impossível fazer; então, foi lá e fez!"
P.S. Diogo gosta muito desta frase e achei que tem tudo a ver com seu momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!