sexta-feira, 9 de julho de 2010

e- mail para família e amigos após o segundo AVC - São Paulo

Fizemos um questionário com as perguntas que costumamos fazer para os médicos e enfermeiros e com as dúvidas que vcs também têm em São Luís. Sabemos que é impossível não nos sentirmos angustiados e impotentes nessa situação mas espero que assim, mais informados, possam se sentir mais confortaveis.
Também sei que essas perguntas e respostas não bastam e que outras surgem a todo instante. não se incomodem de perguntar. Também queremos extrair o máximo de informações dos médicos.
Obrigada pela força, pelo apoio e pelas orações
Abraços a todos
Rachel e Marcio

Qual a causa do AVC do Victor?
O AVC do Victor foi do tipo hemorrágico, causado por um rompimento de um vaso de uma MAV( mal formação arteriovenosa) localizado no tronco cerebral. Uma área muito delicada e de difícil acesso. Portanto impossível de operar.

Qual a área da MAV, Mal formação arteriovenosa?
Tronco(Ponte) cerebral que é responsável pela comunicação do sistema nervoso central (cérebro) e o sistema sensitivo-motor.

Porque a escolha desse tratamento?
Para isolar essa área e evitar outros sangramentos foi indicada a EMBOLIZAÇÃO.

O que é a embolização?
Isolamento dos vasos defeituosos que podem por uma maior concentração sanguínea sofrer rompimento. Ela é feita a partir de um exame chamado angiografia que mapeia toda a região com o auxilio de um cateter. Esse isolamento é feito introduzindo esse cateter nos vasos e ejetando e preenchendo esses vasos com uma substância chamada ônix.

Quem é o médico e quem é a equipe dele?
Viemos para São Paulo em busca de um profissional reconhecido como o melhor da América Latina e um dos mais experientes do mundo. O Doutor Ronie Leo Piske Neuroradiologista Intervencionista, apresentado pelo Dr. Evandro de Oliveira, Neurocirurgião indicado pelo Dr. Gelson Soeira. Fazem parte da sua equipe o Dr. Feres, Dr. Gustavo. Dr. Bruno.

Quais os riscos de não ter feito nenhuma intervenção ?
A possibilidade de novos e graves sangramentos a qualquer dia.

Quais seriam os riscos da embolização?
O Dr. Ronie Piske foi bem claro ao nos informar dos riscos que poderiam acontecer durante ou após o procedimento. Hemorragias e os mais variados tipos de seqüelas, bem como a impossibilidade de realizar a embolização pela dificuldade de acesso à região.

Foi possível fazer a embolização?
Sim. Segundo avaliação médica cerca de 85% dos vasos defeituosos foram isolados.

Quais as intercorrências durante o procedimento?
Um novo sangramento(cerca de 1cm), possivelmente durante a retirada do cateter. As imagens da angiografia antes e depois da embolização nos foram mostrada com explicação bem detalhada, inclusive com a área da hemorragia .


Porque o Victor permaneceu sedado, em coma induzido?
O objetivo principal foi diminuir ao máximo a atividade cerebral para evitar novos sangramentos e evitar aumento da pressão cerebral, contribuindo para uma reabsorção mais rápida do coágulo.

Que exames foram feitos depois da entrada na UTI?
Tomografias durante os primeiros dias para acompanhar/comparar a evolução do quadro clínico.

O que esses exames mostram?
Que o sangramento foi contido e que não houve aumento da pressão ventricular cerebral como houve da primeira vez (excelente sinal)

Porque ele adquiriu pneumonia?
Possivelmente através do tubo respiratório. A umidade da região é propicia á proliferação de bactérias. Apneumonia é bastante comum em pacientes acamados e entubados.

Como está sendo o tratamento da pneumonia?
Através de antibiótico específicos e acompanhamento diário de RX, bem como fisioterapia respiratória, com aspiração das secreções, mudança de posição na cama de duas em duas horas e outros procedimentos do fisioterapeuta.

Ele está sarando da pneumonia?
Praticamente controlada já que a febre já consegue ser amenizada. As radiografias também mostram a área esbranquiçada, cada vez mais limpa. A vetilação mecânica tem sido diminuída gradativamente de 100%, hoje somente 35%.

Porque ele não foi extubado?
Houve uma tentativa já que a capacidade pulmonar dele permite isso, só que devido ao problema neurológico(AVC) a capacidade de deglutição (língua baixa) foi afetada, não permitindo a respiração (entrada de ar) tendo sido necessário novamente o procedimento de entubação. OBS. A capacidade respiratória(pulmonar) está preservada perfeitamente. Os músculos que controlam a passagem do ar, sustentam a base da língua e evitam o engasgo é que não estão respondendo.

Porque é importante fazer a traqueostomia?
Principalmente evitar contaminação bacteriana repetitiva(pneumonia), evitar danos nas cordas vocais e iniciar a estimulação dos nervos relacionados com a deglutição e fala.

Como é feita a traqueostomia?
Uma pequena perfuração na traquéia para colocação de um tubo para efetuar a respiração.Inicialmente mecânica, até que ele possa respirar sozinho. Depois esse traqueóstomo pode ser retirado e local cicatrizará em média de 10 dias.

Porque não foi feito imediatamente após o médico ter comunicado a necessidade de fazê-la?
O procedimento ainda não é considerado de urgência. Prevendo a necessidade de ser feito, e o tempo que leva para autorização dos planos e de pedido de material, os médicos anteciparam a conversa conosco, explicando todo o procedimento . Os médicos então, autorizados pela família já entraram com o pedido junto ao plano de saúde, ganhando tempo.

Porque o Victor ainda não acordou?
O Victor não está mais fazendo uso de nenhuma droga para induzi-lo ao coma. Esperava-se que ao retirar as drogas ele fosse despertando naturalmente. Como aconteceu em outubro. Mas o Victor continua em estado de sono. Possivelmente devido ao trauma causado pelo novo AVC. A região afetada também é responsável pelo controle do nosso estado de sono e vigília.

Quanto tempo ele vai permanecer adormecido?
Não é possível fazer tal diagnostico. O despertar do Victor pode ser repentino, a qualquer momento ou durar muitos dias, despertando aos poucos.

Quanto tempo ele vai ficar na UTI?
Vai depender da evolução do quadro clínico, principalmente do quadro respiratório.

Ele vai sair com seqüelas?
Possivelmente assim como da primeira vez. Nada que um acompanhamento fisiológico não possa recuperar. Estímulos com os profissionais fisioterapeutas e fonoterapeutas. (paciência)

O Neurologista já avaliou as seqüelas?
Algumas já são conhecidas, como a da deglutição descrita acima. Uma avaliação mais precisa, somente ao longo do tempo. Em uma primeira avaliação pós cirúrgica a parte relacionada com o reconhecimento e os estímulos parecem estar preservados.

Que tipo de repostas ele dá aos estímulos hoje?
Ele consegue quando estimulado apresentar estímulos mecânicos(Corpo e membros) e acompanha estímulos visuais.

Que movimentos ele já realizou?
Ao sair do centro cirúrgico ele estava consciente e perguntei: vc está bem? Ele balançou a cabeça que não. E bateu a mão direita na esquerda, mostrando que ela não mexia. Então eu dise: eu sei, filho mas vai ficar tudo bem de novo. Ele balançou a cabeça afirmativamente. Depois a enfermeira perguntou se ele estava sentindo algo. Ele encostou a mão na boca e nariz, depois tossiu e engasgou com vomito. Então aspiraram, sedaram e entubaram ele novamente.
O Victor abre os olhos vagarosamente e é capaz de acompanhar movimentos para cima e para baixo. Eu mesma fiz, mostrando o celular com a foto da Larissa. O Victor reagiu ao limparem seu ouvido, inclinando a cabeça, movimenta os ombros como se estivesse espreguiçando, boceja e tosse, aperta as mãos, mexe o canto da boca, movimenta as pernas. Chutou uma bacia de água e derrubou no chão. Fiz cócegas no peito e ele arrepia.

Quando serão feitos novos exames?
Exames de Rx e culturas bacterianas são feitos frequentementes Está previsto uma Ressonância magnética para a próxima semana.

Já estão fazendo fisioterapia?
Constantemente. São feito 4 seções. Manhã, tarde noite e madrugada

Já estão fazendo algum trabalho de fonoaudiologia?
Somente depois da retirada do tubo

Ele está usando sonda urinária?
Foi retirada a dois dias.

Como ele se alimenta? Por sonda nasogástrica com alimento liquido e soros.

Como está sua pressão?
Bem equilibrada , subindo um pouco quando é bastante estimulado. 13/7 a 16/8

Como são as visitas na UTI?
Duas vezes ao dia(12:00 e 20:30 por cerca de 15 minutos) tolerância especial para as visitas do Victor, é claro!

O médico que operou continua acompanhando o Victor?
Tanto ele como toda a sua equipe que estão em contato constante com o quadro clinico da UTI
Quais os médicos que acompanham o Victor hoje?
Todos os médicos necessários(Neurologistas, pneumologistas e outros)

O Dr. Gelson está acompanhando a evolução do Victor?
Entramos em contato com ele através de telefone . Ele e Dr. Ronie também se comunicam por telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!