quinta-feira, 29 de julho de 2010

comunicação soletrada


Perder a capacidade de comunicão verbal e até por gestos é algo bem complicado! Angustiante, com certeza! Mas há alternativas para isso, também!
Depois que acordou do coma, o Victor só tinha o movimento dos olhos, para cima e para baixo. Então combinamos que olhar para cima seria o código para dizer SIM, para baixo, o NÃO.
Algum tempo depois, começamos a usar o método de soletração. Assim: eu ditava o alfabeto, quando chegava na letra que queria, Victor olhava para cima. A primeira palavra escrita foi YASMIN, um presente para a irmãzinha, que na véspera perguntou ao telefone se ele conseguia falar o nome dela.
Depois soubemos que no filme o Escafandro e a Borboleta, foi usado um sistema parecido. mas que o alfabeto estava disposto na frequência das letras usadas na lingua francesa, pois o protagonista era francês.
Então pesquisei na internet a frequência das letras usadas em português.
Para o Victor, fiz algumas modificações, adiantando algumas letras que ele costuma usar, como o C, Q e o P, presentes nas perguntas porque, como , quando, que, qual.
tambem resolvi juntar na sequência as vogais.
Posso conversar com ele de longe, sentada no sofá, ditando a sequência que já decorei, ou mostrar para ele a tabuleta. Assim podemos até perguntar qual linha está a letra. Fica mais rápido.
É bom estar com o caderninho anotando. Porque algumas veses ele tá bem tagarela!
Algumas vezes dá pra saber a palavra na segunda ou terceira letra, mas é bom confirmar com ele, para não haver equívocos.


Altos papos com Marcinho com ajuda do método de soletrar.

Larissa observa para aprender a conversar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!