sexta-feira, 9 de julho de 2010

Resumo do Primeiro AVC

O Victor, 17 anos, teve no dia 4 de otubro de 2009 um AVC de tronco cerebral. A hemorragia já atingia 4/4 do cérebro, o primeiro prognóstico, ele dificilmente sobreviveria e se conseguisse ficaria vegetativo. Por falta de vaga, foi transferido pra o hospital UDI, onde o Dr. Gelson Soeiro repetiu a tomografia, introduziu um catéter para drenar o sangue e o liquido e controlar a pressão .
Victor ficou em coma induzido por 48 horas, foi levado para outra tomografia, que mostrou significativa absorção da hemorragia. Na volta, estava de olhos abertos acenando para nós.
No terceiro dia, coloquei uma musica em inglês que ele gosta muito, ele tentou articulava os lábios tentando cantar a música, sorria emocionado e chorava. Ainda estava entubado. No quarto dia foi desentubado, mandou me chamar e perguntou onde estava, o que tinha acontecido, agradeceu o tio que tinha socorrido e contava tudo o que lembrava daquela noite.
No quinto dia cantou a tal música inteirinha para nós! Do you dream of me – Across the Sky
Foram 10 dias na UTI mais 7 dias no apartamento, reaprendendo a comer, falar, controlar os movimentos, e dar os primeiros passos.
Fazem 20 dias do AVC. Estamos em casa. Victor senta equilibrado, come sozinho de garfo, corta e passa manteiga no pão, põe água no copo, escova os dentes, veste a camisa, calça meias e tênis, amarra o cadarço, monta quebra cabeças, fala quase perfeito, está treinando a escrita. Ainda usa a cadeira de rodas para mover-se em casa, mas já posso levá-lo ao banheiro andando. o lado esquerdo ainda está dormente e pesado mas ele já consegue executar muitas tarefas.
No Hospital os funcionários, médicos de todas as especialidades, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, camareiras, copeiras, maqueiros, recepcionistas, todos vinham dar uma espiadinha no garoto que se recuperava espantosamente rápido! Um neurologista famoso já deu uma aula usando o exemplo de Victor. Todos os neurologistas da cidade discutem o caso.
Os exames posteriores mostraram total absorção do sangue.
Acreditamos que nosso filho foi usado por Deus par mostrar um milagre! Jovens foram tocados e mobilizados. A recepção do hospital era lotada de Jovens, colegas da escola, da faculdade, do inglês, das Igrejas. O Reino Infantil, funcionários direção, professores, alunos. Todos rezando e orando por Victor. Dezenas de Igrejas Católicas e evangélicas estavam em oração por Victor naquele domingo. Gente que eu nunca tinha visto estava na corrente de oração. Amigos de amigos vinham prestar seu apoio. Gente do Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, foram tocadas e mobilizadas em oração.
É um momento difícil, mas eu e Marcio entendemos que é um momento de aprendizado, crescimento, estamos sendo lapidados!
É impressionante a paz que sentimos desde o primeiro dia. A certeza que nosso filho estava nas mãos de Deus e ia ficar curado. Hoje as seqüelas são mínimas e todas reversíveis. E só uma questão de tempo.
Esse ano ele se forma na Escola e no curso de Inglês, já se destaca na faculdade. É um menino muito querido pelos amigos, atencioso, educado, justo, estudioso, criativo e talentoso.
Eu e Márcio louvamos todos os dias a Deus por ter emprestado o Victor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!