sexta-feira, 16 de julho de 2010

Traqueostomizado

Victor ontem, resolveu me fazer milhares de perguntas sobre sua traqueostomia.
Resumo da aula:
Foi traqueostomizado porque perdeu a mobilidade da lingua, o controle da deglutição e a base de sua lingua acabava tapando a passagem do ar na respiração. Como ficar entubado é estremamente desagradável para um paciente acordado, causando prejuízos para as pregas vocais, articulação da fala, etc. os médicos aconselharam a traqueostomia.
No início é algo assustador, depois a gente vai acostumando com a idéia. Não machuca e nem incomoda , a não ser pelo acesso de tosse quando vai se aspirar a secreção.
Primeiro,Victor usou uma cânula de plástico (PVC), que tinha uma espécie de balãozinho (cuf)insuflado (cheio) que obstruia totalmente a passagem de ar pela boca e nariz.
Depois começamos a desinsuflar (secar) esse balão e ocluir a traqueo com a válvula de fala. Um dispositivo importado, também de plastico que tinha uma membrana fina que tapava parcialmente a passagem do ar.
Assim o Victor foi aprendendo a usar seu lindo narizinho para respirar. Também era possível ouvir um pouco o som da sua voz. mas como está reduzida capacidade de emitir o som, isso só acontece num bocejo, na tosse, ou num suspiro.
Quando o victor estava bem confortável com o o 'cuf desinsuflado" e com a válvula de fala, já em São Luís, o fonoaudiólogo trocou por uma cânula metálica, mas fina e sem balão.
Agora ele fica boa parte do tempo com ela ocluída com uma tampinha. quer dizer, é como se ela tivesse desativada. Só abre pra fazer a limpeza ou quando ele fica desconfortável.
A cânula que é um caninho curvo, tem essa plaquinha metálica onde se amarra esse cordão para fixa-la no paescoço. para proteger, ele usa essa gravatinha de gaze.
Ele precisa acostumar mais a ficar assim e melhorar mais um pouquinho o controle da deglutição para tirar definitivamente a cânula.
O orifício fecha sozinho sem precisar de pontos, e cicatriza com cerca de 10 dias.

Um comentário:

  1. oi Victor se considere um lutador tá! Eu tbém tenho um guerreirinho em casa, tbém usa traqueostomia e não se alimenta pela boquinha tbém.Ele se chama Pedro Henrique, nasceu gemelar de 7 meses e ficou na UTI durante 1 ano e 1 mês e nunca desistiu de lutar pela vida, está sempre voltando p a UTI, mas sempre volta p casa!Gostaria de saber mais a respeito desta válvula que está usando?Como consigo adquirir?
    Abraços!
    ElisÂngela

    ResponderExcluir

Você também faz parte desse milagre!
Contribua com seu testemunho, dicas de reabilitação, recados para o Victor ou como quiser!